Red Bull Bragantino

Artur se solidifica como ‘o cara’ da classificação do RB Bragantino e melhora seus números na Sul-Americana

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Uma das peças chave do elenco do Massa Bruta desde sua chegada, a temporada de Artur na Sul-Americana, antes das quartas de final, impressionava de forma negativa àqueles que fossem analisar seus números. Previamente, o ponta-direita acumulou poucas participações nos gols da equipe, se mantendo abaixo de rendimentos prolíficos do próprio jogador em outras competições que o clube disputa/disputou. Porém, após os confrontos diante do Rosário Central, Artur retornou à sua melhor forma e, assim, se tornou “o cara” da classificação do Red Bull Bragantino.

Dono da ponta-direita do Braga, Artur foi uma presença constante da campanha do time na fase de grupos. Participando de 530 minutos dos 540 disputados ao longo de seis partidas, o atleta, porém, só foi capaz de marcar um gol, diante do Emelec, em partida que o time de Bragança Paulista se sagrou vencedor por 2×0. Se comparado, por exemplo, ao Campeonato Brasileiro – competição que se iniciou logo em seguida do término da fase de grupos -, seu aproveitamento pôde ser evidenciado como insatisfatório; enquanto na Sul-Americana foi capaz de participar de somente um gol dos sete marcados pela equipe, no campeonato nacional se envolveu em seis (dois gols e quatro assistências) dos 13 tentos do Massa Bruta nas seis primeiras rodadas.

Uma das explicações encontradas para o rendimento abaixo do nível do atleta, na época, foi a periodicidade de jogos. Frequentemente criticado pelo técnico Maurício Barbieri, o calendário de partidas do Red Bull Bragantino se mostrou especialmente volumoso entre os meses de abril e maio deste ano, intervalo de tempo em que a fase de grupos da Sul-Americana foi realizada de forma simultânea ao Paulistão. Peça indispensável do elenco, Artur acumulou uma minutagem elevada durante o período, assim, possivelmente, comprometendo seu rendimento durante os embates.

Para saber tudo sobre o RED BULL BRAGANTINO, siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Embalado pela classificação histórica às oitavas de final e diante de um calendário marcado por intervalos maiores entre partidas, o jogador natural de Fortaleza passou a contribuir mais substancialmente nos momentos decisivos do Braga. No primeiro mata-mata, contra o Independiente del Valle, no Equador, foi responsável por dar o pontapé inicial na vitória do Massa Bruta, com uma assistência para o gol de Praxedes. Apesar de passar em branco no jogo de volta, a coroação de Artur como principal figura dos comandados de Barbieri ainda estaria por vir na fase de mata-mata seguinte.

– LEIA MAIS: Atuações ENM: Setor defensivo brilha e Red Bull Bragantino garante a classificação na Sul-Americana; veja notas

Diante do Rosário Central, em ambas as partidas que compuseram a disputa das quartas de final da Sul-Americana, o jogador foi responsável por quatro dos cinco gols marcados pela equipe; com três deles registrados somente durante a partida de ida, na Argentina. Com isso, Artur foi capaz de elevar seu total de gols a cinco, se tornando o goleador da equipe na competição e se posicionando em quarto lugar na tabela geral de artilheiros do torneio continental. Em relação às contribuições de gol (soma de gols e assistências), passou a ter participado quase de metade dos tentos do Massa Bruta, se estabelecendo na marca de seis até o momento.

Curiosamente, após acumular duas atuações goleadoras na competição internacional, Artur passa a ter números iguais de gols e assistências na temporada. Em 40 jogos disputados – 35 como titular -, o atleta registrou dez tentos e dez assistências, totalizando 20 contribuições à equipe de Maurício Barbieri. Assim, o ponta-direita se vê como o maior “garçom” do ano no Red Bull Bragantino, enquanto na tabela de artilheiros se encontra em segundo lugar, atrás do centro-avante Ytalo, que soma 12 gols na temporada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo