Futebol Internacional

As chaves para o sucesso do Sevilla na conquista da Liga Europa

JULEN LOPETEGUI FOI O COMANDANTE DA SEXTA CONQUISTA DA LIGA EUROPA (FOTO: DIVULGAÇÃO / SEVILLA)

O Sevilla FC foi campeão da Liga Europa pela sexta vez, graças à vitória por 3-2 sobre a Inter de Milão, na grande final disputada em Colônia, Alemanha, na última sexta-feira (21). A equipe andaluza já havia vencido este torneio mais vezes do que qualquer outro clube, e agora ampliou esse recorde.

Desde a virada do milênio, o Sevilla domina essa competição. O clube espanhol já havia vencido a então Taça UEFA em 2005/2006 e 2006/2007, voltando a ser campeão mais recentemente – com um inédito tri seguido – em 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016. Tornando-se, assim, o maior campeão da história da competição.

O diretor esportivo ‘Monchi’ tem estado presente em cada um desses sucessos, e explicou o quanto este torneio significa para o Sevilla FC após a vitória de sexta-feira. “Espero que os fãs gostem porque o troféu está de volta onde deveria estar, em sua casa”, disse ele. “Ninguém quer vencer como nós”, acrescentou o diretor.

Novos jogadores e um novo Treinador

O recrutamento de Monchi foi fundamental para esta última vitória, como demonstrado pelo fato de que nove jogadores da equipe titular do Sevilla, no duelo contra a Inter de Milão, foram contratados nas duas janelas de transferência anteriores. Apenas o capitão Jesús Navas e o veterano Éver Banega já estavam persentes no clube do Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán em 2018/2019.

Isso, sem falar na contratação do técnico Julen Lopetegui, que também ingressou no último verão europeu. O ex-técnico da Espanha e do Real Madrid implantou sua filosofia de posse de bola no Sevilla FC, além de criar uma equipe determinada e com fome de gols. “O hino do clube diz que nunca devemos desistir, e foi isso que aconteceu”, disse Lopetegui à mídia após a vitória de sexta-feira.

Uma difícil final

Algumas equipas poderiam sentir um forte desânimo, tendo em vista que a Inter de Milão saiu na frente logo no início da grande final, com Romelu Lukaku aos cinco minutos. Mas, como os próprios jogadores disseram, era impossível desistir. E foi acreditando até o final que o atacante Luuk de Jong marcou dois gols no primeiro tempo, para colocar os espanhóis na frente – depois de De Jong também ter marcado o gol da vitória sobre o Manchester United na semifinal.

No entanto, um gol do antigo defensor-central de Villarreal CF e Atlético de Madrid, Diego Godín, decretou a nova igualdade (agora em 2-2) antes do intervalo. Mas o Sevilla FC retomou a frente do marcador, neste emocionante duelo de cinco golos, na parte final do segundo tempo, graças a um golaço do brasileiro Diego Carlos, que saltou pelo ar de Colônia para disparar um lindo chute de bicicleta – contando com certa ajuda do próprio Lukaku, que acabou desviando a bola para dentro do gol. Depois disso, respeitando as normas dos protocolos de saúde, o clube fechou a casinha e bloqueou todos os ataques da Inter para garantir mais um título para o Sevilla FC.

Depois de passar pelo grupo que continha Qarabağ, APOEL e Dudelange, e despachar CFR Cluj, AS Roma, Wolverhampton e Manchester United no mata-mata, o Sevilla FC venceu a Inter de Milão para escrever um novo capítulo na história do clube. Nem mesmo dois dos times mais ricos da Inglaterra e da Itália conseguiram impedir o clube da LaLiga.

Mais um sucesso espanhol na Europa

A vitória do Sevilla em 2019/2020 na Europa League é apenas o exemplo mais recente de sucesso da LaLiga no continente. No século 21, uma equipe espanhola ganhou a Liga dos Campeões em nove oportunidades – de 19 possíveis – e a Copa da UEFA, ou Liga Europa, 10 vezes – nas mesmas 19 possíveis. Isso significa que exatamente metade das finais europeias deste século foram vencidos por uma equipe espanhola. Se contarmos apenas as últimas 15 temporadas, os clubes da LaLiga ganharam quase dois em cada três títulos da UEFA.

As equipes da LaLiga têm sido especialmente implacáveis ​​nessas finais. Das 15 disputadas entre um time espanhol e uma equipe não espanhola na Liga dos Campeões ou na Taça UEFA/Liga Europa desde 2001, a equipe da LaLiga venceu todas as vezes.

Agora, o Sevilla FC terá mais uma grande competição europeia no início da próxima temporada: a decisão da Supercopa Europeia de 2020, diante do Bayern de Munique, vencedor da Liga dos Campeões. A partida acontecerá no dia 24 de setembro em Budapeste, na Hungria. É apenas o próximo capítulo da incrível história do Sevilla FC, o clube que “aprendeu a vencer”, como gostam de falar.

Vale lembrar que em 2001, o Sevilla jogava a segunda divisão nacional, e desde então conquistou 10 títulos – nacionais e internacionais -, tornando-se hoje o 8º clube com o melhor coeficiente de clubes da UEFA, e a 32ª marca mais valiosa do futebol mundial. E mais importante ainda, ter se tornado um dos melhores cases de sucesso no futebol do século XXI.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo