Mais Esportes

As piores escolhas do Draft da NFL

Busts da NFL
Imago Images

O período mais importante da offseason da NFL está chegando. O Draft é o momento que decide o futuro de muitos jogadores e de muitas franquias, seja para o bem ou para o mal. Franquias apostam suas escolhas mais altas em busca de um jogador que possa mudar o rumo do time, fazendo-o sair de um “saco de pancadas” para um time postulante ao título.

Porém, muitas vezes, essas escolhas se mostram totalmente equivocadas, geralmente por um motivo determinante: o College não é a NFL. Jogadores que obtiveram um desempenho espetacular no College, foram uma das primeiras escolheram e tiveram uma performance horrível na liga profissional são chamados de “bust”, ou “farsa” em português.

Nesta matéria, a equipe do Esporte News Mundo listará os 10 maiores busts da história da NFL. Com certeza será uma lista que causará risadas e ódio no torcedor, pois atire a primeira pedra o torcedor de um time que nunca draftou um bust.

10º – Akili Smith (QB), Cincinnati Bengals

3ª escolha geral, Draft de 1999.

Akili Smith era tido como um dos melhores quarterbacks daquela classe. Cercado de grande expectativa, só não foi escolhido anteriormente por Browns e Eagles (1ª e 2ª geral, respectivamente) pelo fato de ter demonstrado pouco conhecimento do jogo no Wonderlick, que é um teste psicológico feito pelos atletas no Combine. Smith entrou na NFL em 1999 e se aposentou em 2002, sendo titular em apenas 17 partidas, vencendo apenas três delas. Neste período, totalizou 2.212 jardas, 5 touchdowns e 13 interceptações, completando 46,6% dos passes.

9º – Keith McCants (LB), Tampa Bay Buccaneers

4ª escolha geral, Draft de 1990.

 Keith McCants era considerado o terror dos quarterbacks enquanto jogava por Alabama, no College, porém quando chegou à NFL se mostrou um bust genuíno. Após atuações medonhas na temporada de 1990, os técnicos de Tampa resolveram trocar a posição de McCants, o colocando de defensive end. As atuações só pioraram. McCants estava perdido em campo, não sabia qual gap atacar e não executava funções básicas de um jogador de linha defensiva. Ainda jogou pelo Houston Oilers (atual Tennessee Titans) e pelo Arizona Cardinals após ser cortado pelos Bucs no fim de 1992. Sua carreira terminou em 1995 com somente 13,5 sacks.

8º – Tony Mandarich (OT), Green Bay Packers

2ª escolha geral, Draft de 1989.

Tony Mandarich é considerado até hoje um dos melhores prospectos de linha ofensiva da história do Draft, o que lhe fez ser o primeiro bloqueador a receber mais de 1 milhão de dólares por temporada. Talvez essa introdução faça você se questionar se esse jogador foi mesmo um bust. O que você talvez não saiba é que a classe do Draft de 1989 é uma das melhores de todos os tempos, sendo das cinco primeiras escolhas, quatro são jogadores com seus respectivos nomes no Hall da Fama, sendo eles: Troy Aikman, Barry Sanders, Derrick Thomas e Deion Sanders. O único entre os cinco a não ser Hall da Fama é Tony Mandarich, ou seja, os Packers passaram nomes como Barry Sanders e Deion Sanders por um offensive tackle cuja carreira em Green Bay durou apenas dois anos, e posteriormente teve problemas com analgésicos, o que fez ser internado em uma clínica de recuperação.

7º – Dion Jordan (EDGE), Miami Dolphins

3ª escolha geral, Draft de 2013.

Uma constante entre os busts da NFL seja performance desses atletas no Combine da NFL, e não foi diferente com Dion Jordan. Jordan, apesar de ter tido um último ano abaixo da média em Oregon com 5 sacks, teve um Combine espetacular correndo o tiro de 40 jardas em 4.6 segundos, mostrando força, atleticismo e velocidade anormal para alguém de 1,98m. Em sua temporada de calouro, Jordan teve apenas três sacks e uma punição de cinco jogos após violar a política de drogas da liga. Em 2015 foi suspenso da temporada inteira após falhar novamente no teste de drogas da liga. De 2017 para cá, é um itinerante na liga passando por várias equipes sem demonstrar desempenho e sofrendo com lesões.

6º – Ki-Jana Carter (RB), Cincinnati Bengals

1ª escolha geral, Draft de 1995.

Os Bengals, que precisavam de running back, selecionaram Ki-Jana Carter esperando um rápido impacto positivo na equipe. Infelizmente para a franquia a expectativa durou pouco. Em seu primeiro jogo de pré-temporada, Carter rompeu um ligamento de seu joelho o que comprometeu toda a sua temporada de estreia e a sua explosão para sempre. Esta lesão abriu portas para várias outras lesões ao longo de sua carreira, o que o limitou a apenas 7 anos jogando profissionalmente. Jogou apenas 59 partidas (somente 14 como titular), teve 1.114 jardas e só 20 touchdowns.

5º – Russell Erxleben (P), New Orleans Saints

11ª escolha geral, Draft de 1979

Sim, é isso que você está lendo. Um punter foi selecionado em uma primeira rodada de Draft. Nunca é inteligente gastar uma escolha top-100 em um jogador que quase nunca impacta no jogo, ainda mais de primeira rodada. O fato é que os Saints apostaram em Russell Erxbelen pois acreditavam que ele podia chutar os kick-offs e os punts, mas o tiro saiu pela culatra. Erxleben ficou marcado pelo seu primeiro jogo em New Orleans, quando, na prorrogação, lançou uma interceptação retornada para touchdown. Durante toda sua carreira ele acertou somente 50% dos field goals tentados e ficou com uma média, considerada baixa, de 40.6 jardas por punt.

4º – Lawrence Phillips (RB), Saint Louis Rams

6ª escolha geral, Draft de 1996.

Apesar de ter sido um running back com potencial, Lawrence Phillips é conhecido por ser o jogador que mais vezes foi preso na história da NFL. Durante seu período na faculdade de Nebraska arranjou diversas confusões, dentre elas a mais chocante aconteceu quando encontrou sua namorada no apartamento com outro jogador, ao voltar de um jogo contra Michigan State. Lawrence bateu na mulher, a arrastou pelo cabelo e acabou sendo preso. Após o fim de seu terceiro ano na faculdade, Lawrence Phillips se tornou elegível para o Draft e foi selecionado pelos Rams que ignoraram completamente seu passado criminal. Durante seu primeiro ano como profissional, Phillips correspondeu à expectativa de muitos sendo preso três vezes e multado em 30 ocasiões. Depois de sua passagem pelos Rams jogou nos Dolphins, 49ers, CFL (Liga Canadense de Futebol Americano) e na NFL Europa. Após sua aposentadoria foi preso e condenado a 10 anos por assalto a mão armada. Em 2015, cometeu suicídio enquanto ainda estava na prisão.

3º – Johnny Manziel (QB), Cleveland Browns

22ª escolha geral, Draft de 2014.

Conhecido por muitos como Johnny “Football”, Manziel chegava cheio de expectativas ao Draft de 2014 por ter um estilo parecido com Russel Wilson (vencedor do Super Bowl em 2013). Mas alguns fatores não convergiram para que esta icônica escolha não desse certo. Primeiro: Cleveland Browns, na época, uma franquia totalmente desorganizada com problemas no front office, no vestiário, entre outros. E em segundo: o próprio Johnny Manziel no quesito extracampo. Apesar de ter tido uma primeira temporada ruim, mostrou alguns sinais de melhora para 2015, quando lançou para 1.500 jardas, 7 touchdowns e 5 interceptações, era quase impossível passarmos um mês sem vermos fotos de Manziel circulando em sites de fofoca. Ele não tinha o nível necessário de comprometimento para ser um jogador de futebol americano da NFL. Johnny teve problemas com drogas, tendo que passar um período em clínicas de reabilitação, e também esteve envolvido em caso de violência doméstica. É muito difícil que uma equipe da NFL volte a dar uma chance a Johnny Manziel.

2º – Ryan Leaf (QB), San Diego Chargers

2ª escolha geral, Draft de 1998.

Ryan Leaf é considerado um dos piores quarterbacks de todos os tempos. Leaf era considerado, junto de Peyton Manning, um dos melhores quarterbacks da classe de 1998, o que fez com os Chargers trocassem a sua escolha com os Cardinals, que possuíam a segunda escolha geral, para ter certeza que pegariam Manning ou Leaf. Peyton Manning foi para o Indianapolis Colts e Ryan Leaf foi para o San Diego Chargers. Um encerrou a carreira com 539 touchdowns e o outro com 14. Nem precisamos dizer quem é quem. Brigas no vestiário, discussões com a imprensa e lesões (algumas falsas) fizeram com que Leaf com um histórico de 4-17 como titular, 14 touchdowns e 36 interceptações. Vale ressaltar, ainda, que entre 2012 e 2014, Ryan Leaf se envolveu em problemas e passou alguns anos na prisão.

1º – JaMarcus Russell (QB), Oakland Raiders

1ª escolha geral, Draft de 2007.

Para muitos especialistas, o maior bust de todos os tempos. Russell chegou na NFL com uma certa segurança, pois tinha uma boa habilidade atlética e um grande braço. Esses atributos fizeram com que JaMarcus Russell assinasse um contrato de 61 milhões de dólares sendo 30 milhões garantidos. Toda esta fortuna foi convertida em apenas 25 jogos como titular, onde conquistou 7 vitórias totalizando 18 touchdowns e 23 interceptações. Para deixar o torcedor dos Raiders um pouco mais irritado, é válido destacar que nomes como Calvin Johnson, Adrian Peterson e Marshawn Lynch foram escolhidos após Russell.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo