Cruzeiro

As semelhanças do duelo entre Cruzeiro x Confiança e a final da Champions League

Cruzeiro e Champions // Foto: Gustavo Aleixo / Foto: Instagram/Divulgação
Foto: Gustavo Aleixo // Foto: Instagram/Divulgação

No sábado (29) foi protagonizada a final do mais disputado campeonato do mundo. Chelsea e Manchester City batalharam para ver quem conquistaria o título de melhor time da Europa. Ao mesmo tempo, Cruzeiro e Confiança estreavam na Série B. Apesar da enorme diferença técnica e da importância de cada partida, é possível destacar algumas semelhanças curiosas entre ambos os confrontos.

Começando pelo horário, os jogos foram disputados simultaneamente, com uma pequena diferença de 30 minutos. O duelo pela Champions League deu início, de acordo com o horário de Brasília, às 16h. Já na segunda divisão brasileira, a bola começou a rolar 16h30. A final europeia foi protagonizada no Estádio do Dragão, do Porto (Portugal). Em Aracajú, a partida da Série B foi competida na Arena Bastistão. No entanto, o apelido do Confiança é “Dragão”. Ou seja, teoricamente, o confronto também foi disputado no que é o estádio do Dragão.

A mais óbvia das semelhanças é o escudo dos quatro times. Em totalidade é usado o formato arredondado e as cores azuis. Assim como o Manchester City, o Confiança utiliza uma tonalidade mais clara. O Chelsea, da mesma forma que o Cruzeiro, usa um tom de azul mais forte. A cor secundária de todas as equipes é o branco.

Comparação de paleta de cores entre os times // Foto: Divulgação/Clubes
Comparação de paleta de cores entre os times // Foto: Divulgação/Clubes

Veja também: Atuações ENM: Fábio faz partida desastrosa e Bissoli marca na derrota do Cruzeiro; veja notas

Dentro de campo é difícil apontar semelhanças, até porque, a diferença técnica de ambos os jogos é grande. Porém, vale destacar que, nos dois duelos, o primeiro tempo terminou em 1 a 0. A jogada dos gols, por sinal, foram bem parecidas: em enfiada de bola, o atacante tomou a frente do goleiro e pôde gerar a oportunidade. Diferente de Havertz, que conseguiu driblar Ederson e empurrar a bola para o gol vazio, Neto Berrola sofreu pênalti de Fábio, convertido pelo próprio velocista.

As semelhanças entre os times não ficam apenas para estes confrontos do final de semana. Baseado na história de cada um, a diferença de idade entre Cruzeiro e Confiança e Manchester City e Chelsea é igual. A Raposa foi fundada em 1921, já o Dragão, em 1936. Os ingleses criaram o que é hoje conhecido como o Shark Team em 1880. Os Blues, de Londres, foram organizados em 1905. Ou seja, ambas as diferenças são de 25 anos. Vale ressaltar que, assim como o City, o Confiança foi fundado como forma de entretenimento para jovens trabalhadores industriais.

O primeiro jogo da história do Cruzeiro (na época Palestra Itália) foi a vitória contra o combinado de Vila Nova por 2 a 0 // Foto: Acervo do Cruzeiro
O primeiro jogo da história do Cruzeiro (na época Palestra Itália) foi a vitória contra o combinado de Vila Nova por 2 a 0 // Foto: Acervo do Cruzeiro

Veja também: Investigação de conselheiros: Comitê de Ética e Disciplina do Cruzeiro sofre reformulação e primeira reunião é marcada para junho

Esta não foi a primeira vez que o Cruzeiro disputou uma partida na exata data da final Champions League. Na temporada passada, a Raposa pegou o próprio Confiança, pela Série B, no dia 23 de agosto. Contudo, PSG e Bayern duelaram às 16h, já os celestes jogaram 18h.

Para os amantes de futebol que compõem a Nação Azul e vêm passando aperto para acompanhar os jogos simultaneamente, uma lástima. Para aqueles que adoram uma curiosidade e coligações que o esporte cria, uma bela pauta.

Se quiser saber tudo sobre a Raposa, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo