Automobilismo

Aston Martin investiga misterioso superaquecimento antes da largada em Ímola

Aston Martin problemas
Divulgação / Twitter AstonMartinF1

O caótico início do GP da Emília-Romagna foi ainda mais problemático para a Aston Martin. Mesmo antes da largada, os carros de Sebastian Vettel e Lance Stroll apresentaram problemas de superaquecimento, que ainda não foram totalmente esclarecidos pela equipe.

Stroll chegou em sua posição no grid com os freios traseiros soltando fumaça. Os mecânicos trabalharam rápido para deixar o carro em condições para o início da prova. Já Vettel precisou largar do pitlane, também com problemas no sistema de frenagem e acabou abandonando a corrida quando estava em 14º, mas dessa vez com problemas no câmbio.

Mecânicos correm para consertar freios de Stroll. Esforço deu resultado e o canadense largou normalmente (Reprodução / F1TVPro)

— Os dois carros sofreram com superaquecimento dos freios a caminho do grid e estamos investigando, nesse momento, a raiz do problema para podermos implementar uma solução permanente – afirmou Otmar Szafnauer, chefe da Aston Martin. “Acabei da sair da reunião onde questionamos isso, mas não sabemos ainda o causou o problema. Vamos pegar os dados da volta até o grid”, completou.

A equipe percebeu o problema porque o ritmo dessa volta – saindo dos boxes até a formação do grid de largada – não foi o esperado. Já Lance Stroll tomou um susto ao perceber o que estava acontecendo: “Foi bem surpreendente quando olhei o retrovisor e senti algo um pouco estranho, e aí eu vi que os freios estavam pegando fogo. Os rapazes [mecânicos] fizeram realmente um trabalho muito bom consertando tudo antes do começo da corrida”, lembrou.

O CALVÁRIO DE VETTEL

Além do superaquecimento, a Aston Martin também relatou problemas no câmbio durante o GP da Emilia-Romagna, que podem ou não estarem relacionados. O piloto canadense disse que as mudanças de marcha “estavam esquisitas”, enquanto a equipe confirma que perdia a sincronização com o sistema cada vez que o carro passava pela linha de chegada.

O mais prejudicado foi Sebastian Vettel. A sucessão de problemas em Ímola começou com o superaquecimento dos freios e, depois, uma punição de 10 segundos nos boxes porque a equipe não conseguiu colocar os pneus no carro dentro do tempo previsto no regulamento. O abandono aconteceu pouco antes do fim, por problemas na caixa de câmbio.

Sal grosso e muito trabalho. Vettel precisou largar dos boxes (Reprodução / F1TVPro)

O tetracampeão reclamou da demora na penalização, mas admitiu que o final de semana foi complicado. “Não foi muito profissional [penalizar só no meio da prova], mas, com certeza, não foi o fato mais decisivo para nós hoje – tivemos muitos problemas. Ainda não foi aquela corrida limpa que queremos… foi um dia difícil”, lamentou.

—Tive bons momentos no carro [durante a prova], mas obviamente, em termos de resultado, nada muito positivo. Precisamos fazer um trabalho melhor em muitas áreas… e precisamos de um pouco mais de aderência para chegar em um lugar melhor – concluiu o alemão.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo