Futebol Internacional

Astros do futebol mundial pedem pela exclusão de Israel de todas as competições

A carta foi assinada por um grupo de jogadores muçulmanos

Foto: Franco Arland/Getty Images

Um grupo formado por 50 jogadores de futebol assinou um pedido endereçado à Uefa pedindo a suspensão de Israel de todas as competições europeias. A movimentação foi puxada pela Nujum Sports, que representa atletas muçulmanos que atuam no Reino Unido, em parceria com o movimento Athletes 4 Peace.  

No documento, os jogadores afirmam que o esporte não pode ficar em silêncio enquanto atletas e civis, incluindo crianças, são mortos indiscriminadamente em massa em Gaza. A carta também presta homenagem a Suleiman al-Obeid, conhecido como “Pelé Palestino”, morto em agosto pelas forças israelenses. 

Entre os nomes que assinaram estão o francês Paul Pogba, que atualmente está no Monaco, o marroquino Hakim Ziyech e o meio-campo Cheick Doucouré. Além do jogador inglês de críquete Moeen Ali. 

Publicidade

O documento também pede que Israel seja suspenso até cumprir o direito internacional e encerrar o que classificam como “matança de civis e fome generalizada”. 

A pressão acontece depois de membros do Conselho dos Direitos Humanos da ONU e da Federação Palestina de Futebol cobrarem uma medida semelhante durante os últimos congressos da Fifa. Mesmo assim, as seleções israelenses e os clubes continuam disputando torneios desde que o conflito começou. 

Depois da movimentação na UEFA pelo banimento das seleções e clubes israelenses, o governo americano afirmou que vai trabalhar para impedir qualquer banimento de Israel da Copa do Mundo de 2026.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo