Athletico

Athletico anuncia profissionais para a gestão do futebol; entenda a como o departamento funciona

Roberto Souza/Athletico

O anúncio de Alexandre Mattos feito na entrevista coletiva desta segunda-feira (24) exemplifica apenas uma das mudanças que estão ocorrendo na gestão do Athletico para 2022. Ocupando o cargo de CEO de negócios e relações internacionais, o experiente executivo agora faz parte do departamento de futebol Athleticano e entra numa estrutura muito bem dividida e definida. Somados a Mattos, Márcio Lara, Paulo Autuori, Paulo Miranda, Fábio Yamada (também anunciado na coletiva) e Ricardo Gomes são os nomes que regem o futebol do furacão, vamos entender a função de cada um?

Márcio Lara – Diretor de Patrimônio: O executivo, junto a Paulo Autuori, encabeça toda essa estrutura. Passando por alguns cargos em toda sua história com o furacão – ocupou funções que vão de segundo vice-presidente a até mesmo a presidência rubro-negra (quando houve a suspensão de Salim, em 2019) – o empresário hoje ocupa o cargo de Diretor de Patrimônio no Athletico. No departamento de futebol é quem tem mais relação com o presidente Mário Celso Petraglia, trabalhando com ele, Autuori, Ricardo Gomes e, agora, Alexandre Mattos, para a busca de reforços no Athletico.

Paulo Autuori – Diretor Técnico: Muito próximo a Marcio Lara, Autuori é uma das principais peças por trás de todo o projeto futebolístico do Athletico. Com passagens como treinador em 2016 e 17, Paulo voltou ao Athletico em 2020, inicialmente na mesma função. No início de 2021, com a efetivação de Antônio Oliveira como treinador, Paulo Autuori assumiu de vez a função de diretor técnico. Ficou responsável pela liderança de todo projeto esportivo athleticano, gerindo ao mesmo tempo a equipe principal e a de aspirantes. O experiente profissional também tem função de garantir o alinhamento metodológico entre as equipes de base e o time profissional.

Alexandre Mattos – CEO de negócios e relações internacionais: Mais novo integrante do departamento de futebol do Athletico, Alexandre Mattos ocupa agora cargo de CEO de negócios e relações internacionais, tendo como principal função, neste primeiro momento, a de ajudar nas negociações de reforços para compor o elenco do furacão. Mattos, conhecidíssimo no futebol brasileiro, acumula passagens por Cruzeiro (2013 e 14), Palmeiras (de 2015 a 2019) e Atlético-MG (2020). Entre erros e acertos o gestor conseguiu montar elencos estrelados e de destaque, e chega ao furacão para trabalhar abaixo de Autuori e Márcio Lara, mas no mesmo nível hierárquico de Ricardo Gomes.

Ricardo Gomes – Diretor Executivo de Futebol: No mesmo nível de Alexandre Mattos na hierarquia athleticana, Ricardo Gomes exerce a função de diretor executivo de futebol. A posição contempla atividades que envolvem todo o setor esportivo do clube, desde os jogadores até a presidência. Tem trabalho em conjunto com Paulo Autuori, mas possui relação mais direta com a comissão técnica. Seu último trabalho foi como manager no Bordeaux da França, cargo que deixou em 2019. Trabalha juntamente a Autuori, Márcio Lara, e ao presidente Petraglia na busca por reforços.

Para saber tudo do Athletico, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram  e no Facebook.

Fernando Yamada – Coordenador das categorias de base: Apresentado oficialmente juntamente a Alexandre Mattos, Fábio Yamada chega ao Athletico para a função de coordenador das categorias de base rubro negras. O ex goleiro trabalhou em função muito parecida no Corinthians e, junto de Paulo Miranda, terá uma relação mais próxima com os jogadores.

Paulo Miranda – Gestor desportivo: Ocupa a função desde a temporada de 2018. Paulo Miranda tem a responsabilidade de suporte aos elencos profissionais e de formação rubro negros. Grande jogador pelo furacão em sua carreira, Paulo é, na gestão, o que mais tem contato efetivo com os jogadores athleticanos, sejam eles profissionais ou de base.   

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo