Athletico

Athletico completa 60 jogos pela Libertadores contra o Colo-Colo; relembre jogos marcantes

Foto: Divulgação/AthleticoPR

POR LUANA LOPES E JOÃO EDUARDO PEREIRA

                 

Nesta quarta-feira (23), contra o Colo-Colo, o Athletico completa 60 jogos pela Copa Libertadores. São sete participações na competição, Furacão tem 28 vitórias, oito empates e 23 derrotas, com 86 gols marcados em 59 partidas.

Para celebrar esta marca, a equipe do Esporte News Mundo relembrou alguns jogos do Furacão na competição que ficaram marcados na história do clube. Entre grandes vitórias e resultados desfavoráveis, a torcida atleticana tem história para contar.

A lista está em ordem cronológica. Confira:


Nacional (URU) 1 x 3 Athletico – Fase de grupos – 2000

O Furacão logo na sua primeira participação na competição mais importante da América, pegou o todo poderoso Nacional do Uruguai no Estádio Centenário de Montevidéu. O Athletico mostrou suas forças abrindo 2 a 0 com dois gols de Kelly, após os donos da casa descontarem, Lucas selou a vitória por 3 a 1 em cima do Nacional três vezes campeão da competição.

Bolívar (BOL) 5 x 5 Athletico – Fase de grupos – 2002

Um jogo triste para a torcida atleticana, mas marcante. Na quarta roda da fase de grupos da Libertadores de 2002, uma situação bizarra aconteceu com a equipe do técnico Geninho. O Furacão jogava contra o Bolívar em La Paz, na altitude. O time da casa abriu 1 a 0, mas o Athletico não se impressionou e marcou 5 gols no primeiro tempo. Os artilheiros foram Kleberson, Ilan (2x), Dagoberto e Adriano. Tudo estava indo muito bem, mas no segundo tempo a equipe não suportou as dificuldades da altitude, Ilan e Adriano foram expulsos e o time cedeu o empate para o time boliviano. Naquele ano, o Athletico iria terminar em último no grupo 4 e não avançou para a próxima fase.


Athletico 3 x 2 Santos – Quartas de final – 2005

Athletico e Santos fizeram um duelo de gigantes na Arena da Baixada pela ida das quartas de finais da competição. As duas equipes haviam brigado por cada ponto no Brasileirão de 2004, mas o Peixe ficou com o título. Então a rivalidade para o confronto era muito grande. Mesmo com um jogador a menos na etapa final, o Athletico venceu por 3 a 2. O Santos saiu na frente com Ricardinho, o Furacão virou Evandro e Marcão, mas Deivid empatou para os visitantes. Na etapa final o Athletico voltou a frente com Lima aos 25’ e deu números finais por 3 a 2. Em seguida o Furacão venceria novamente o Santos e chegaria a semifinal da Libertadores.

Athletico 3 x 0 Chivas (MEX) – Semifinal – 2005

Após vencer o Santos o Athletico disputava pela primeira vez uma semifinal de Copa Libertadores. O adversário foi o Chivas do México, os visitantes eram favoritos para o duelo, mas o Furacão atropelou e fez uma das partidas mais imponente do clube na história da Arena da Baixada. Com gols de Aloísio, Fernandinho e Fabrício o Athletico fez 3 a 0 e encaminhou a classificação para a primeira final da história do Athletico na competição.

Athletico 1 x 1 São Paulo – Final – 2005

Um jogo que foi antecedido por um drama dos torcedores atleticanos. Na sua primeira final internacional, o Furacão não pode jogar o primeiro jogo na Arena da Baixada, pois o estádio não tinha capacidade suficiente. Mesmo com os esforços da diretoria em aumentar a capacidade, não teve jeito e a partida foi disputada no Beira-Rio, em Porto Alegre. Apesar de grandes resultados nas fases anteriores, o Athletico teve dificuldades. O Furacão abriu o placar com Aloísio, aos 14’ do primeiro tempo, e seguiu o jogo marcando muito o São Paulo. Mas aos 6’ do segundo tempo, um gol contra de Durval empatou a partida e o clube paulista assumiu o controle. No segundo jogo, o Furacão foi goleado no Morumbi por 4 a 0 e o São Paulo foi campeão.

Athletico 2 (5) x (4) 1 S. Cristal (PER) – Pré-Libertadores – 2014

Um dos jogos mais emocionantes do clube. Pela “Pré-Libertadores”, o Athletico precisava vencer o Sporting Cristal para avançar para a fase de grupos. No primeiro jogo, o clube foi derrotado por 2 a 1 no Peru. O segundo jogo foi na Vila Capanema, estádio do Paraná Clube, pois a Arena da Baixada estava em obras para a Copa do Mundo. Na partida, o Furacão devolveu o placar com gols de Manoel e Ederson, e a decisão foi para os pênaltis. O Athletico chegou a errar a cobrança duas vezes, mas o Sporting Cristal fez o mesmo e ainda parou no goleiro Weverton. Vencendo por 5 a 4, o clube foi à fase de grupos.


Athletico 3 x 3 Deportivo Capiatá (PAR) – Pré-Libertadores 2017

Num confronto mata-mata pela Pré-Libertadores, o Athletico enfrentou a equipe paraguaia num emocionante e cheio de viradas 3 a 3. O Furacão saiu na frente com Felipe Gedoz, sofreu a virada e virou a partida para 3 a 2 com Gedoz novamente e Pablo. Mas o Furacão não segurou o resultado e sofreu o empate aos 44’ da etapa final. Na partida seguinte brilhou a estrela de Lucho González e o Athletico avançou na competição.

Universidad Católica (CHI) 2 x 3 Athletico – Fase de grupos 2017

Após uma dura derrota por 3 a 0 em casa contra o San Lorenzo, o Athletico seguia com chances no grupo da morte da Libertadores. As quatro equipes do grupo chegaram na última rodada vivos e com chances de se classificar. O Athletico saiu atrás no marcador, até que já na fase final da partida Eduardo da Silva saiu do banco e empatou aos 30’ do 2º tempo. Douglas Coutinho, criticado pela torcida, virou o duelo para 2 a 1 aos 37’. Mesmo após sofrer a virada, o Católica não se deu por vencido e empatou o duelo aos 39’, mas Carlos Alberto garantiu a vitória aos 41’, para delírio da torcida que viu o Furacão avançar para as oitavas de finais da Libertadores. Aquela partida ficou conhecida como o milagre de Apoquindo.

Athletico 3 x 0 Boca Juniors (ARG) – 2019 – Fase de grupos – 2019

Um dia de glória na Arena da Baixada. Pela terceira rodada da fase de grupos, o Athletico tinha pela frente ninguém menos que Boca Juniors. Mas o Furacão não se sentiu intimidado, e muito menos Marco Ruben. O artilheiro argentino marcou 3 gols no adversário, e foi o grande nome da partida.O jogo foi bem movimentado dos dois lados, mas a equipe de Tiago Nunes soube se impor e garantiu a vitória histórica. O Athletico acabou sendo eliminado pelo próprio Boca Juniors, nas oitavas da competição.


Jorge Wilstermann (BOL) 2 x 3 Athletico – Fase de Grupos – 2020

O último jogo do Athletico também entrou para a história. O clube nunca havia vencido na altitude, e estava com uma sequência de derrotas nos jogos fora de casa na competição. O Wilstermann abriu o placar, mas o Furacão empatou com Lucho, de pênalti. O clube boliviano saiu na frente novamente, mas Christian e Walter, aos 45’,garantiram a vitória do Athletico e a liderança na chave.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo