Palmeiras

Athletico e Palmeiras iniciam disputa por título inédito da Recopa Sul-americana

Recopa
Equipes duelam às 21h30, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Por Romano Zanlorenzi e Vinícius Borges

Nesta quarta-feira (23), às 21h30, os campeões da Copa Sul-americana e da Libertadores, Athletico e Palmeiras, respectivamente, se enfrentam com o objetivo de anexarem um troféu inédito em suas histórias. O duelo pela Recopa Sul-americana começa na Arena da Baixada, em Curitiba e termina na próxima semana, no Allianz Parque, em São Paulo.

O Verdão, campeão da Libertadores pela primeira vez em 1999, não pôde disputar o torneio em 2000, já que este não ocorreu. A primeira edição foi em 1989, com o Nacional (URU) terminando com o título. Porém, entre 1999 e 2002, a Conmebol não realizou a Recopa, retornando em 2003, ano de inauguração da Copa Sul-americana. Desde então, a final entre os campeões continentais tem ocorrido ininterruptamente.

Em 2021, finalmente o Alviverde jogou o certame, mas acabou derrotado pelo Defensa y Justicia (ARG), nos pênaltis, em Brasília. A partida da volta não ocorreu na casa palestrina devido à restrições impostas pelo Governo de São Paulo em virtude da pandemia de Covid-19. Após vencer em solo argentino, a equipe até saiu na frente, mas viu o lateral-esquerdo Matías Viña ser expulso e tomou a virada nos acréscimos do segundo tempo.

Na Prorrogação, mais frustração. O centroavante adversário, Braian Romero, recebeu cartão vermelho depois de uma confusão entre as equipes ocorrida após a marcação de um pênalti para o Verdão. Cobrador oficial, o meia Raphael Veiga já havia sido substituído, e Gustavo Gómez acabou desperdiçando a chance de colocar a equipe em vantagem. No final, derrota na marca da cal, com direito ao goleiro Weverton perdendo a cobrança decisiva.

Agora, com um calendário menos apertado e com o técnico Abel Ferreira com mais tempo de trabalho, o Palmeiras tentará apagar a péssima imagem deixada em Brasília e erguer um troféu jamais vencido. Para esta temporada, foram contratados Marcelo Lomba, Murilo, Jailson, Eduard Atuesta e Rafael Navarro. Nesta noite, porém, os titulares Gustavo Gómez, Luan e Gustavo Scarpa serão desfalques.

O Athletico está na sua segunda participação na Recopa Sul-Americana, novamente como campeão da Copa Sul-Americana da temporada anterior. Em 2019, enfrentou o River Plate (ARG) e venceu por 1 a 0 em Curitiba. Porém, em Buenos Aires, sofreu um revés de 3 a 0 e ficou com o vice-campeonato. Em 2022, vai tentar se redimir contra o Palmeiras, novamente iniciando a trajetória no estádio athleticano.

+Gómez testa positivo para a Covid-19 e desfalca Palmeiras na Recopa

Com novidades no elenco, como por exemplo, o retorno do centroavante Pablo e do meia Marlos, o Furacão tem a expectativa de conseguir jogar nivelado com a equipe paulista que acabou de disputar o Mundial de Clubes. Na final, acabou sendo derrotada pelo Chelsea (ING), na Prorrogação. O elenco rubro-negro ainda conta com as permanências de jogadores importantes para o clube, como o goleiro Santos e o zagueiro Thiago Heleno.

Para saber tudo sobre o futebol brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Do outro lado, a torcida reencontrará o goleiro Weverton, que jogou no clube paranaense até 2017, além do meia Raphael Veiga, campeão da Copa Sul-Americana de 2018 com o time comandado por Tiago Nunes. E não para por aí, já que o atacante Rony é um dos grandes jogadores do Verdão atualmente. Pelo Furacão, além da Sul-Americana, foi decisivo na Copa do Brasil de 2019 e na Levain Cup do mesmo ano.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo