Athletico

Athletico conta com artilheiros para vencer o Coritiba na final do Paranaense

athletico
Foto: Reprodução/Athletico

É dia de Atletiba! Neste domingo (02), Athletico e Coritiba se enfrentam pelo primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense. A partida acontece às 16h, na Arena da Baixada.

                 

O duelo tem uma estatística interessante: está será a 19ª vez que os rivais decidem o Paranaense entre si, e será a decisão do desempate – são 9 títulos para cada lado. O Athletico foi campeão em cima do rival em 1943, 1945, 1983, 1990, 1998, 2000, 2005, 2016 e 2018. Já o Coxa superou o Furacão nas finais de 1941, 1968, 1972, 1978, 2004, 2008, 2012, 2013 e 2017.

As duas equipes vêm de boas vitórias nas fases anteriores. Nas quartas de final, o Athletico superou o Londrina, empatando em 1×1 no primeiro jogo e goleando o adversário por 5×0 na Arena da Baixada no segundo. Nas semis, o clube enfrentou o FC Cascavel e garantiu a vaga na final, após golear a equipe do oeste do estado por 5×1 no jogo da ida e empatar em 0x0 no jogo da volta.

O Coritiba enfrentou o Paraná nas quartas de final e venceu nos dois jogos: 1×0 na Vila Capanema e 2×1 no Couto Pereira. Na semifinal, superou o Cianorte vencendo por 3×2 o primeiro jogo e 2×0 o segundo.

Athletico

Esta será a quinta final consecutiva do Furacão no Campeonato Paranaense e, se vencer, conquista o tricampeonato. Em 2016 e 2018, o clube foi campeão em decisões contra o Coxa. Em 2017, foi vice justamente do rival. Já em 2019, o Athletico disputou a final contra o Toledo.

Para o jogo, o técnico Dorival Júnior conta com jogadores que ficaram de fora do empate contra o FC Cascavel. Thiago Heleno, que estava suspenso por tomar o terceiro cartao amarelo, volta a fazer a dupla com Lucas Halter; Léo Cittadini e Nikão, que foram poupados, também retornam.

A equipe, porém, tem desfalques nas laterais. Erick, que vinha atuando como lateral-direito nos jogos das quartas de final e semifinais, se machucou e ficará de fora por pelo menos quatro semanas. Jonathan deve assumir a posição, e o jovem Khellven voltou a ser relacionado. Na lateral-esquerda, Abner deve ser o titular. Adriano está de fora por conta de expulsão no último jogo, e Márcio Azevedo não foi relacionado.

O time deve vir a campo com: Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Lucas Halter e Abner; Wellington, Léo Cittadini e Marquinhos Gabriel; Nikão, Carlos Eduardo e Bissoli.

Artilheiros

Em excelente fase neste retorno do futebol, Nikão e Guilherme Bissoli são candidatos ao protagonismo da partida. O meia-atacante, campeão estadual pelo Athletico em 2016, está em excelente fase nesta volta do campeonato. Com ótima atuação nas goledas contra Londrina e FC Cascavel, Nikão já soma 5 gols na competição e é fundamental no esquema de jogo do Athletico, se movimentando do lado direito.

Já o centroavente Bissoli vem com um excelente início no clube: já são 7 gols em 8 jogos, sendo 6 no Paranaense. O jogador é o artilheiro do torneio, junto com o colega Pedrinho e o atacante Lucas Tocantins, do FC Cascavel.

Coritiba

O Coxa terá quase todo seu elenco a disposição. Cinco jogadores retornam: O zagueiro Rhodolfo, o volante Nathan Silva, o meia Thiago Lopes e os atacantes Robson e Igor Jesus. O único desfalque é o volante Matheus Sales. O time deve vir a campo com: Muralha; Patrick Vieira, Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Nathan Silva, Matheus Galdezani (Thiago Lopes) e Gabriel; Rafinha, Robson e Igor Jesus.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo