Athletico

Athletico X Flamengo: Veja o retrospecto do reencontro das quartas de final da Copa do Brasil

Divulgação/Athletico

O sorteio que definiu o chaveamento das quartas de final da Copa do Brasil realizado na tarde desta terça-feira (19) colocou novamente Athletico e Flamengo frente à frente na competição mais democrática do país. O duelo de rubro-negros acontecerá pela quarta vez na história, mas está se tornando tradição da Copa: é o terceiro ano consecutivo que as equipes se enfrentam no mata-mata.

Para saber tudo sobre a Copa do Brasil, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e no Facebook.

Athletico e Flamengo protagonizaram grandes jogos nos últimos anos, com decisões dramáticas e muito equilíbrio. Em jogos da Copa do Brasil, são dois triunfos para cada lado, com quatro empates, três vitórias do Flamengo e uma do Athletico. Relembre os encontros de paranaenses e cariocas:

Final 2013 – Flamengo 3 x 1 Athletico

Em 2013 o Athletico a uma final inédita, com Marcelo Cirino, Ederson e Paulo Baier, chegava embalado com uma ótima campanha. O Flamengo do artilheiro Hernane “Brocador” entretanto impediu o então título inédito do Furacão e se sagrou tricampeão da Copa do Brasil.

Com a Arena da Baixada ainda em reformas para a Copa do Mundo de 2014, o palco do primeiro jogo da final foi a Vila Capanema, casa do Paraná Clube. O Athletico saiu na frente com um golaço de Marcelo Cirino, uma bomba de fora da área, mas cedeu o empate com um também golaço de longe do volante Amaral. O Flamengo ainda contou com a bela atuação do goleiro Felipe para segurar o 1 a 1 em Curitiba e com a vantagem do gol fora ao Rio de Janeiro.

No Maracanã o Flamengo foi superior, mesmo com a boa atuação de Weverton no gol do Athletico, Elias e Hernane, artilheiro da competição, sacramentaram a vitória por 2 a 0 que coroou os cariocas os campeões da Copa do Brasil de 2013.

Quartas de final 2019 – Athletico 2 (3) x (1) 2 Flamengo

A vingança do Athletico veio seis anos depois do vice-campeonato. O Flamengo estrelado de Jorge Jesus caiu dentro do Maracanã para o Athletico de Tiago Nunes, nos pênaltis. Com direito a provocação com o “cheirinho” dos jogadores athleticanos, o Flamengo foi talvez o capítulo mais dramático da campanha campeã do Furacão.

No primeiro jogo, desta vez na Arena da Baixada, muito equilíbrio. Ainda no início de trabalho, o Flamengo de Jesus não era aquele que ficou marcado no futebol brasileiro, mas já era o elenco a ser batido. Em partida bastante movimentada e com muitas polêmicas com relação a arbitragem de Anderson Daronco, Marco Ruben marcou duas vezes, mas o bandeira impediu o zero de sair do placar no primeiro tempo. Os gols válidos saíram apenas na segunda etapa, com Léo Pereira, aproveitando o escanteio e Gabigol, com uma bela cavadinha para empatar o jogo. Marcelo Cirino ainda marcou mais um gol para o Athletico anulado no fim da partida pelo bandeira.

No Maracanã o Flamengo precisava de uma vitória simples para avançar e desde o primeiro minuto buscou o gol, mas não contava com a grande atuação do goleiro Santos. Depois de muita insistência, Gabigol apareceu na área a abriu o placar. O Athletico cresceu na segunda etapa e Rony veio em velocidade cara a cara com Diego Alves e empatou a partida, levando a decisão para os pênaltis.

Com Santos tendo uma das suas maiores atuações com a camisa do Furacão, com muitas defesas e alguns milagres com a bola rolando, ainda defendeu as penalidades de Diego e Everton Ribeiro. Com Vitinho ainda mandando por cima sua cobrança, Bruno Guimarães deslocou Diego Alves e colocou o Athletico na semifinal da Copa do Brasil.

Oitavas de final 2020 – Flamengo 4 x 3 Athletico

Com a revanche sendo dessa vez flamenguista, o placar foi apertado, mas o Flamengo foi sublime e venceu os dois jogos e conseguiu a classificação para as quartas de final em 2020, com destaques para Pedro e Hugo Souza.

Em Curitiba o Flamengo saiu na frente com Bruno Henrique aproveitando a falha de Lucas Halter e o rebote do travessão. Daí em diante, o Athletico foi em busca do empate e esbarrou no jovem goleiro Hugo Souza, que fechou o gol flamenguista na Arena da Baixada com a bola rolando e ainda pegou um pênalti de Walter no fim da partida, deixando o placar em 1 a 0 para o Flamengo.

Na volta no Maracanã deu mais Flamengo. Pedro marcou duas vezes em uma grande atuação e nem mesmo o golaço de Erick para o Athletico conseguiu afetar o ritmo do Flamengo. Thiago Maia marcou com uma bela finalização de longe, mas teve o gol anulado, ficou para Michael marcar o terceiro do Flamengo no jogo. Bissoli diminuiu fechou o placar em 3 a 2 para o Flamengo, vingando a eliminação no ano anterior.

Semifinal 2021 – Athletico 5 x 2 Flamengo

Confronto com o placar mais elástico, tinha o Flamengo como favorito claro, muito mais do que nos anos anteriores, principalmente após o empate conquistado na ida em Curitiba. O que ninguém esperava era o show do Athletico no Maracanã, com direito a goleada da equipe de Alberto Valentim.

Com um jogo dramático na Arena da Baixada, o Flamengo abriu o placar com Thiago Maia aproveitando a sobra no chute de Gabigol. No segundo tempo o Athletico foi buscar a virada com dois gols de cabeça, Pedro Henrique, já aos dois minutos, e Renato Kayzer, com direito a provocação, botaram o Furacão em vantagem. Porém, no último lance da partida, o árbitro marcou um pênalti para o Flamengo. Pedro converteu para empatar de novo e levar a decisão para o Maracanã em aberto.

No Rio de Janeiro um cenário muito parecido com o de 2019, com o Flamengo amassando o Athletico durante todos os 90 minutos, mas parando no trio de zagueiros do Athletico e principalmente na atuação gigante de Santos na meta athleticana. Com 25 finalizações e quase 80% da posse de bola, a efetividade que faltou ao Flamengo sobrou ao Furacão, que marcou logo três para carimbar a vaga na final. Nikão marcou dois, abrindo o placar de pênalti e ampliando com ajuda generosa de Diego Alves. Zé Ivaldo no finalzinho fechou a conta em 3 a 0 com um belo contra-ataque.

Em 2022 a ordem dos mandos de campo será inédita, é a primeira vez que Athletico x Flamengo será decidido em Curitiba, na Arena da Baixada. Em todas as outras oportunidades, o sorteio definiu o Maracanã como palco dos jogos de volta. A expectativa é de mais dois belos jogos, muito equilibrados e disputados, de uma rivalidade que vai crescendo cada vez mais principalmente dentro da Copa do Brasil.

O vencedor de Athletico x Flamengo encara na semifinal quem passar de São Paulo x América.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo