Mais Esportes

Representante do COI no Afeganistão, pede ajuda para evacuar as atletas mulheres do país

Representante do COI no Afeganistão, pede ajuda para evacuar as atletas mulheres do país
Twitter/Reprodução

Nesta quarta-feira, Samira Asghari, membro do Comitê Olímpico Internacional do Afeganistão (COI) , pediu apoio para evacuar as atletas, treinadoras e equipes de apoio de seu país.

                 

Pelas redes sociais a ex-atleta de basquete da seleção afegã escreveu:

 – Por favor, as atletas femininas do Afeganistão, as treinadoras e sua comitiva precisam de sua ajuda, devemos tirá-los das mãos do Taleban, sair do Afeganistão, em particular Cabul. Por favor, faça algo antes que seja tarde demais.-

Na publicação, Asghari, que vive com sua família refugiada de guerra no Irã, marcou as contas do diplomata dos Estados Unidos, Ross Wilson, da equipe de basquete 3×3 dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos.

A retomada do exército Taleban no poder do Afeganistão, na última segunda-feira, gerou sérios temores sobre o que isso significará para os direitos das mulheres e o futuro do esporte feminino, que o grupo considera não islâmico.

Conforme relatado pelo Kyodo News, Zakia Khudadadi que deveria se tornar a primeira atleta feminina a representar o Afeganistão nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020, anunciou no início desta semana que a situação e a falta de voos do país significava que ela não poderia mais participar de a competição de taekwondo do torneio.

Khudadadi também apelou por apoio para alcançar os Jogos Paraolímpicos.

– Sou uma mulher afegã e, como representante das mulheres afegãs, peço que me ajudem. Minha intenção é participar dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020.Por favor, segure minha mão e me ajude. – disse Khudadadi.

O Afeganistão enviou cinco atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e um para os Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

No entanto, o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) confirmou no início desta semana que o país não participaria mais da Tóquio 2020.

Um porta-voz do COI disse quando questionado sobre o tweet de Asghari:

– O COI está monitorando a situação e está em contato com a comunidade esportiva no Afeganistão. Ao mesmo tempo, encaminhamos informações relevantes a diversos governos responsáveis. Por razões óbvias de segurança das pessoas preocupadas, não comentaremos após essa fase. –

Asghari é o primeiro membro do COI do Afeganistão. Ela foi eleita em outubro de 2018 e é uma defensora da paz e dos direitos humanos em seu país.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo