Coritiba

Dupla Atletiba decide Paranaense pela 19ª vez; confira retrospecto em finais

Primeiro jogo da decisão será na Arena da Baixada. Foto: Divulgação/Coritiba

Coritiba e Athletico se enfrentam mais uma vez no clássico que tem muita história para contar. Já são 18 decisões do Paranaense em Atletibas, com 9 troféus para cada lado. O jogo de ida logo mais abre a decisão de quem leva a 10ª vitória e se sobressai sobre o rival.

                 

“Clássico é sim diferente, é um jogo especial para a torcida, para a cidade. Tenho certeza que mesmo no estádio estando sem torcida, vai mexer com todo o estado”, afirmou o goleiro alviverde Alex Muralha, nas vésperas do confronto. É o primeiro Atletiba da história que não contará com torcida nos estádios.

JOGO DE IDA

O clássico acontece às 16h, na Arena da Baixada, sem torcida devido aos protocolos de segurança relacionados à pandemia de Covid-19.

“O Coritiba fez até agora a melhor campanha. Está indo para a final contra um adversário também com uma campanha muito boa. Vão ser dois grandes jogos”, ressaltou Eduardo Barroca, logo após a conquista da vaga na final.

Os 5 jogadores suspensos contra o Cianorte, – atacantes Igor Jesus e Robson, volante Nathan Silva, e zagueiro Rhodolfo – voltam a ficar à disposição do técnico Barroca.

Um possível Coritiba conta com: Muralha; Patrick Vieira, Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Nathan Silva, Matheus Galdezani (Thiago Lopes) e Gabriel; Rafinha, Robson e Igor Jesus.

HISTÓRICO DE FINAIS

Das 18 finais decididas pela dupla rival, o Coritiba se consagrou campeão nos anos de 1941, 1968, 1972, 1978, 2004, 2008, 2012, 2013 e 2017. O Athletico Paranaense levou a melhor em 1943, 1945, 1983, 1990, 1998, 2000, 2005, 2016 e 2018.

Desde a primeira decisão em 1941 até agora, apenas 3 foram definidas nos pênaltis: em 1978, com vitória do Coritiba; 2005, consagrando o Athletico campeão; e 2012, dando o título ao Coxa.

Contabilizando os jogos de ida e volta – e eventuais jogos de desempate, em caso de empate nos dois primeiros – de todos os confrontos em que os rivais se enfrentaram lutando pela taça de campeão paranaense, o Athletico tem 47 gols no total, 2 a mais do que o Coritiba, com 45.

A decisão com mais gols na história das finais decididas em Atletiba no Estadual, foi a de 1945. O Coxa saiu na frente no primeiro jogo, que terminou em 2 a 1. No jogo de volta, foram 9 gols marcados, resultando em 5 a 4 em favor do Furacão.

A terceira partida de desempate só terminou na prorrogação, com gol marcado pelo atacante reserva Xavier do Athletico, carimbando a vitória do time rubro-negro naquele ano.

ÚLTIMA TAÇA COXA-BRANCA

O Coritiba não vence o Campeonato Paranaense sobre o Athletico desde 2017. Naquele ano, a vitória por 3 a 0 em plena Arena da Baixada, acabou definindo o campeão, já que o jogo de volta não teve gols. Werley, Iago e Kleber foram os jogadores a balançar as redes.

Coritiba consagrou a vitória no Couto Pereira, depois de um jogo sem gols. Foto: Divulgação/Coritiba

Na época, o alviverde superou o rival, com a conquista de 9 títulos, contra 8 do Furacão.

Já se passaram três anos do último título, e, depois de assistir o Athletico conquistar o Paranaense em 2018, o Coxa vem decidido a conquistar mais uma vitória.

Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo