Futebol Internacional

Atlético de Madrid faz a lição de casa e vence a Sociedad no Metropolitano

Atlético de Madrid vence Sociedade e abre vantagem na La Liga
Foto: Jose Breton via Imago Images

Na corrida pelo título do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madrid recebeu a Real Sociedad nesta quarta-feira (12) em jogo válido pela 36ª rodada da La Liga no estádio Wanda Metropolitano. Com atuação decisiva de Oblak, o time colchonero venceu por 2 a 1 e abriu uma boa vantagem na liderança do Campeonato Espanhol. Carrasco e Correa fizeram os gols do Atleti. Zubeldia descontou para o clube basco.

Sólido e efetivo, Atlético de Madrid constrói boa vantagem na primeira etapa 

O Atlético de Madrid começou pressionando a Real Sociedad no estádio Wanda Metropolitano. O time colchonero conseguia acionar Marcos Llorente nas costas da linha defensiva no setor direito, além de utilizar uma marcação alta para recuperar a bola e atacar com campo aberto.  

Já a Real Sociedad tinha mais posse de bola. A equipe basca fazia uma saída de 3+1 ou 3+2. Zubimendi se posicionava atrás da primeira linha de marcação para receber e gerar jogo e Jon Guridi tinha mais liberdade para ficar próximo da base da jogada ou se deslocar verticalmente. No entanto, enquanto a Sociedad tinha dificuldade de furar o sistema defensivo da equipe de Madrid, o Atlético era mais incisivo. 

E aos 15 minutos o time de Diego Simeone abriu o placar. Depois da cobrança de escanteio, Carrasco recebeu lançamento de Llorente nas costas da defesa. O belga dominou e deu um toque leve entre as pernas do goleiro Alex Remiro para abrir o placar. 

Com a vantagem no marcador, o Atlético ficou confortável para executar a sua proposta já  conhecida. Abaixar os blocos de marcação e sair em transição rápida com Carrasco e Llorente pelos lados do campo. Mas nem foi preciso utilizar a estratégia. 

Aos 27 minutos, Suárez foi acionado entre as linhas de marcação. O uruguaio dominou, girou o corpo e fez belo passe de ruptura para Correa. O argentino só teve o trabalho de atacar o espaço, dominar e bater cruzado. 2 a 0 e vantagem considerável para o Atleti no Metropolitano. 

A Real Sociedad não tinha outra alternativa a não ser ir para cima dos donos da casa para diminuir o placar e depois conquistar o empate. Entretanto, o time basco não conseguia progredir com a bola e quebrar as linhas de marcação compactas do Atlético de Madrid. 

Com boas intervenções de Oblak, Atlético de Madrid segura Sociedad e garante a vitória em casa

O segundo tempo começou com a mesma dinâmica do final da primeira etapa. A Sociedad tinha a bola, mas faltava progressão nos terços finais do campo. Já o Atlético de Madrid marcava em blocos médios com as suas duas linhas de quatro, mas que em alguns momentos se transformava em linha de cinco por conta da movimentação sem bola de Carrasco.  

A ideia era clara. Compactar as linhas de marcação, recuperar a bola e atacar com campo aberto. E com uma pressão pós-perda ineficiente e sem abordagem nos portadores da bola, os visitantes deixavam os mandantes com um cenário favorável para executar a proposta. 

A Real Sociedad teve a sua grande chance aos 21 minutos do segundo tempo. Depois de cobrança de escanteio, Portu pegou a sobra de primeira e Oblak fez uma grande defesa. Partida muito segura do goleiro do Atlético de Madrid. 

O Atleti tinha o controle do jogo. Adotando o 5-4-1 em fase defensiva, os donos da casa não davam espaços para os visitantes. O time basco fazia o jogo girar de um lado para o outro, mas ainda tinha dificuldades para acelerar e encontrar os seus meio-campistas no espaço entrelinhas. 

Quem estava mais próximo do gol era o time colchonero. Em velocidade, Llorente recebeu por dentro e acionou Suárez entre os zagueiros. O atacante uruguaio dominou, avançou, mas bateu por cima do gol de Alex Remiro. 

E finalmente a Real Sociedad conseguiu encontrar espaço na defesa do Atlético de Madrid. Aos 35 minutos, Portu recebeu a bola no funil e avançou. O atacante espanhol saiu cara a cara com Oblak, mas finalizou na trave. Grande chance desperdiçada pelos visitantes em uma rara bobeada da defesa do time de Diego Simeone. 

Porém, na sequência saiu o primeiro gol do clube basco. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Zubeldia que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. A Sociedad ainda tinha esperanças no Metropolitano. 

O final da partida ficou marcado pela pressão da Real Sociedad. O clube basco alçava a bola na área do time colchonero e tentava o gol de empate de todas as formas. Mas o Atlético se segurou, protegeu a entrada da sua área e garantiu os três pontos fundamentais no Metropolitano. Vitória fundamental do time de Diego Simeone. 

Situação na La Liga:

Com o resultado, o Atlético de Madrid continua na liderança da La Liga e chega aos 80 pontos. O time colchonero abre quatro pontos de vantagem para o Barcelona e cinco para o Real Madrid. A Real Sociedad permanece na quinta posição com 56 pontos conquistados, mas pode ser ultrapassada pelo Real Bétis. 

Agenda: 

O próximo compromisso do Atlético de Madrid será no próximo domingo (16), às 13h30, diante do Osasuna no estádio Wanda Metropolitano. Já a Real Sociedad também entra em campo no domingo (16), às 13h30. O adversário do clube basco será o Real Valladolid no estádio Anoeta.  

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo