Atlético-MG

Cuca, Hulk, Vargas ou Nathan Silva: existe um grande culpado na eliminação do Atlético-MG?

Foto: Staff Images / CONMEBOL

O Atlético empatou em 1 a 1 com o Palmeiras na noite de terça (28) e foi eliminado, em casa, da Copa Libertadores. Após a eliminação, vários “culpados” começaram a ser apontados, os principais: Eduardo Vargas, Hulk, Nathan Silva e o técnico Cuca. Mas afinal, existe algum grande culpado?

Começando pelo mais criticado dos quatro citados, o zagueiro Nathan Silva, que vinha sendo o melhor zagueiro da equipe na temporada, fez uma partida ruim e falhou no gol que deu classificação para o alviverde. Apesar da falha crucial e da partida abaixo, o jogador não pode ir de melhor zagueiro para imprestável por conta de um lance, por mais crucial que esse lance seja. Além disso, não foi só a falha dele que eliminou o alvinegro.

+ Eliminado invicto, Atlético-MG nunca avançou contra paulistas em semifinais

+ Cuca sai em defesa de Nathan Silva após eliminação do Atlético-MG: ‘Será nível Seleção’

Quem também está sofrendo com muitas críticas é o atacante Eduardo Vargas, que foi o autor do gol do Galo no duelo, mas que perdeu uma chance clara quando a partida ainda estava 1 a 0, o que poderia ter definido a semifinal. No entanto, Vargas foi um dos jogadores mais participativos do alvinegro ao longo do jogo, sempre buscando jogadas e movimentando o ataque. Algo que, por exemplo, o companheiro de ataque dele, Hulk, não fez.

Vargas vibra com o gol marcado, apesar disso, saiu bastante criticado pelo torcedor – Foto: Staff Images / Conmebol

+ Vargas se desculpa com torcida do Atlético-MG e mostra otimismo: ‘Acredito no grupo’

Hulk é o principal jogador do Atlético na temporada, líder de gols e assistências. Mas, não jogou bem na semifinal, tanto no primeiro quanto no segundo jogo. Na primeira partida, inclusive, desperdiçou um pênalti, que faria total diferença para o confronto. Na segunda, foi anulado pela defesa palmeirense e pelo volante Felipe Melo. As partidas do camisa 7 já seriam decepcionantes por si só, mas por ser de um jogador do qual se espera muito, que ele decida jogos do tipo, fica ainda mais decepcionante.

+ Hulk lamenta eliminação do Atlético-MG na Libertadores e declara busca por títulos: ‘Meu sonho também’

Por fim, mas não menos (ou mais) culpado, o técnico Cuca. O treinador caiu na armadilha que Abel Ferreira, treinador palmeirense, armou. O “não futebol” praticado pelo time alviverde atraiu o Atlético para fazer o mesmo, principalmente em São Paulo. No Mineirão, o time até se soltou mais, mas muitas vezes anulado pela forte marcação do Palmeiras, que esperava pelo momento certo para dar um golpe fatal, o que aconteceu. Além disso, o treinador recebeu críticas por usar o zagueiro Réver como centro avante nos minutos finais, tirando o craque Nacho Fernandez para isso.

Em resumo, a eliminação do Atlético tem vários “culpados”, mas não se pode jogar o peso todo (ou grande parte dele) em um só. Não existe um grande culpado, todos tem suas parcelas de culpa e o importante agora é não remoer isso. Aceitar, entender e trabalhar para não cometer as mesmas falhas vai ser essencial, pois a temporada do Atlético ainda pode ser muito vitoriosa, inclusive passando pelos pés desses mesmos citados.

Líder do Brasileiro com certa vantagem e semifinalista da Copa do Brasil, o Galo ainda almeja dois títulos na temporada e a eliminação na Libertadores está longe de ser o fim do projeto, que está bem no início, por sinal.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo