Atlético-GO

Atlético-GO completa 84 anos em melhor momento de sua história

O Atlético-GO completa 84 anos de história
Foto: Comunicação/Atlético-GO

Um dos maiores clubes da região Centro-Oeste do Brasil comemora nesta sexta-feira (02) seu aniversário de 84 anos. O Atlético-GO possui uma jornada vitoriosa, passou por um momento turbulento no final do século passado, mas reconstruiu-se e hoje é um time emergente no cenário nacional. Líder e atual bicampeão do Campeonato Goiano, integrante da Série A do Campeonato Brasileiro, vivo na Copa do Brasil e prestes a disputar a Copa Sul-Americana, o Dragão vive o melhor momento de sua história.

Fundado em 2 de abril de 1937, o Atlético Clube Goianiense nasceu no bairro de Campinas e ostenta até hoje suas raízes no local. Terceiro time mais antigo do estado e o pioneiro na capital, o Atlético-GO venceu o primeiro Campeonato Goiano da história em 1944, derrotando o Goiânia na final. Em sua trajetória no século 20, o Dragão ganhou também os estaduais de 1947, 1949, 1955, 1957, 1964, 1970, 1985 e 1988. Além disso, o rubro-negro faturou o Torneio de Integração em 1971, uma competição de protesto quanto ao modelo de disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano. Na decisão, o Atlético-GO superou a Ponte Preta em uma melhor de três jogos.

+ Acompanhe o dia a dia do Atlético-GO

O Atlético-GO também se orgulha de ter sido o primeiro campeão nacional do Centro-Oeste, conquistando a Série C do Brasileirão em 1990. Os anos se passaram e o Dragão se viu afundado em um momento complicado, mas o século 21 trouxe novos ares para o clube. Em 2007, o Atlético-GO voltou a vencer o Goianão, ganhando também em 2010, 2011, 2014, 2019 e 2020, consolidando-se como uma das potências e o segundo maior campeão do estado ao lado do Vila Nova. Em 2008, o Dragão garantiu o bicampeonato da Série C e em 2010 conseguiu o acesso à Série A. Naquela temporada, o grupo alcançou as semifinais da Copa do Brasil após eliminar Bahia, Santa Cruz e Palmeiras, perdendo posteriormente para o Vitória. Em 2012, o rubro-negro goiano jogou pela primeira vez a Copa Sul-Americana, caindo nas oitavas de final.

Ao longo dos anos seguintes, o Atlético-GO inaugurou o Estádio Antônio Accioly, homenageando seu primeiro presidente, e voltou a visitar a Série B do Brasileirão, vencendo a competição em 2016 e ficando à frente de clubes tradicionais como o Vasco da Gama. Desde 2019, o Dragão ocupa um espaço na elite nacional, e detém os dois mais recentes títulos do Goianão. A expectativa para 2021 é que, no ano em que completa 84 anos de história, o time tenha mais um desempenho sólido nos torneios que disputa.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo