Atlético-GO

Atlético-GO, o ‘Clube do povo’; conheça a história do rubro-negro goiano

(Foto: Divulgação/ Atlético-GO)

O Dragão goiano, como é chamado carinhosamente o Atlético-GO, teve sua fundação em 02 de abril de 1937, no Bairro de Campinas. Os idealizadores foram Edison Hermano, Nicanor Gordo, Afonso Gordo, Alberto Gordo, Armando, Benjamim Roriz, Ondomar Sarti, João de Brito Guimarães e João Batista Gonçalves, que juntos decidiram criar um clube que fosse a cara do povo, afinal, o Atlético é fruto de ações populares de moradores e pequenos comerciantes do bairro de sua origem.

                 

LEIA MAIS | Atlético-GO se despede do Brasileirão Feminino A2 após ser derrotado pelo Fluminense

Tradição

O dragão é considerado o time mais tradicional do Estado, sendo o primeiro clube a ser fundado em Goiânia, além de ser o primeiro campeão goiano, de forma invicta, em 1944. Ele surge com a necessidade dos campineiros de terem um clube para chamar de seu, por isso tamanho orgulho daqueles que ali viviam.

 Foi construído à base do amor e solidariedade da comunidade. Quando ele é fundado, uma das formas de arrecadar dinheiro foi por meio de um grupo de música que se chamava Regional Goiazes, na qual esses músicos faziam shows à noite e doavam todo o dinheiro conseguido para o clube. Além disso, em seu início, grande parte dos jogadores do time eram, também, nascidos e criados no Bairro de Campinas.

Rivalidades

Um ano após a criação do Atlético-GO (em 1938), surge o seu primeiro grande rival, o Goiânia Esporte Clube, que era um time dos mais poderosos e ricos da época, diferente do Atlético, que era um clube “da comunidade”. Por terem fundações próximas, foram times que bateram de frente desde o início, da década de 30 até à 50, quando surgiram outros importantes clubes da cidade: Vila Nova Futebol Clube e Goiás Esporte Clube, que também desembarcaram em uma rivalidade com o dragão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo