Atlético-MG

Atlético-MG busca manter retrospecto positivo em estreias na Libertadores

Bruno Cantini/Atlético-MG

Quando a bola rolar para o duelo entre Deportivo La Guaira/VEN e Atlético-MG, o Galo estará dando início a sua 11ª campanha na Copa Libertadores. O jogo, marcado para às 19h desta quarta-feira (21), será disputado no Estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, na capital venezuelana. É a oportunidade da equipe manter o retrospectivo positivo em estreias. Nas últimas dez vezes que estreou, o Atlético perdeu apenas uma vez.

                 

A derrota aconteceu na partida diante do Colo Colo, em 2015. Na ocasião, o alvinegro foi derrotado por 2 a 0, no estádio Monumental David Arellano, em Santiago. Aquele time do Galo, treinado Levir Culpi, iria até às oitavas-de-final daquela edição, sendo eliminado pelo Internacional. De lá pra cá, foram outras três estreias (2016, 2017, 2019). Respectivamente, os adversários foram Melgar (vitória por 2 a 1 no Peru), Godoy Cruz (empate por 1 a 1 na Argentina) e Danubio (empate por 2 a 2 no Uruguai).

A estreia mais marcante do Galo em Libertadores foi justamente quando Cuca era o treinador da equipe na vitória por 2 a 1 contra o São Paulo. O duelo diante do Tricolor paulista, no Independência, ficou marcado pelo ‘gol da água’. O lance aconteceu quando a bola estava na saída para lateral e Ronaldinho Gaúcho foi até Rogério Ceni, então goleiro do São Paulo e pediu um pouco de água. O camisa 10 alvinegro ficou sozinho na sequência do lance, recebeu passe e assistiu Jô, que marcou para abrir o placar. O segundo gol, de Réver, também teve assistência do Gaúcho.

A equipe alvinegra ainda defende a escrita de nunca ter perdido em solo venezuelano, com três vitórias em três partidas. O embarque da delegação atleticana rumo a Caracas aconteceu na tarde desta segunda (19).

No total, são 10 partidas com quatro vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. 17 gols marcados e 11 sofridos. Abaixo, a lista de todos os confrontos que abriram a caminhada atleticana pelo torneio continental.

  • 1972: empate por 2 a 2 contra o São Paulo (casa)
  • 1978: empate por 1 a 1 contra o São Paulo (casa)
  • 1981: empate por 2 a 2 contra o Flamengo (casa)
  • 2000: vitória por 2 x 1 contra o Bolívar/BOL (casa)
  • 2013: vitória por 2 x 1 contra o São Paulo (casa)
  • 2014: vitória por 1 x 0 contra o Zamora/VEN (fora)
  • 2015: derrota por 2 x 0 contra o Colo Colo/CHI (fora)
  • 2016: vitória por 2 x 1 contra o Melgar/PER (fora)
  • 2017: empate por 1 x 1 contra o Godoy Cruz/ARG (fora)
  • 2019: empate por 2 x 2 contra o Danubio/URU (fora)

Para saber tudo sobre o Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo