Atlético-MG

Atlético-MG busca melhor campanha da Libertadores pela terceira vez no século

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético entra em campo nesta terça (25) pela última rodada da Libertadores e pode garantir a primeira colocação geral da competição em caso de vitória. O alvinegro encara o Deportivo La Guaira, da Venezuela, no Mineirão e tem tudo para sair vitorioso. No caso dos três pontos, a liderança geral da competição fica assegura pelo Galo, algo que aconteceu outras duas vezes neste século.

                 

A primeira vez do ocorrido foi no simbólico ano de 2013, no qual o clube venceu sua primeira e única Libertadores. Na ocasião, venceu todos os cinco primeiros jogos e pôde até se dar ao luxo de perder na última rodada, pois já era o primeiro geral garantido. Outro diferencial era que o melhor primeiro colocado enfrentava o pior segundo e assim por diante, diferente da fórmula de hoje. A vantagem de decidir todas as fases em casa fez grande diferença para o Galo sair como campeão. Com a final ainda em dois jogos, o Mineirão registrou um de seus maiores públicos na era moderna e, na época, a maior bilheteria do país.

A segunda vez foi em 2017, e não terminou muito bem para o Galo. Em um grupo com Godoy Cruz-ARG, Libertad-PAR e Sport Boys-BOL, o Atlético fez 13 pontos, assim como outros clubes, mas se garantiu como líder geral nos critérios de desempate. O lado ruim veio na sequência, quando encarou o fraco Jorge Wilstermann nas oitavas e foi eliminado de forma vergonhosa.

+ ‘Se não houver autorização para vacinar nossos atletas, nós iremos ao Paraguai’, afirma presidente do Atlético-MG

Ou seja, até aqui, o Galo está 50% quando é o líder geral. Neste ano, a liderança geral tem menos “regalias”. Primeiro, há um sorteio no qual os primeiros encaram os segundos, independente da colocação. Sendo assim, o alvinegro pode ter pela frente equipes fortes como Fluminense, Boca ou São Paulo. Além disso, a vantagem de decidir em casa, que já faz menos diferença por não haver público nos estádios, só vai até a semifinal, já que a final é em jogo único e em campo neutro.

Atlético e La Guaira se enfrentam às 21h30 desta terça (25), no Mineirão. Só a vitória interessa ao Galo, já que empate ou derrota muito provavelmente o tirará da liderança geral para Palmeiras, Flamengo, Argentinos Juniors ou Racing. Na história, só dois líderes gerais foram campeões: o próprio Atlético (2013) e o Atlético Nacional-COL (2016). Caso conquiste, o Galo passa a ser, ao lado do Palmeiras, o clube que mais foi líder geral no século.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo