Atlético-MG

Atlético-MG faz a melhor campanha da história do clube na Libertadores; oitavas pode ter pedreira no caminho

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético goleou o Deportivo La Guaira, da Venezuela, por 4 a 0 e se garantiu como líder geral da Copa Libertadores. Foi a terceira vez que o Galo conquistou essa façanha, a primeira foi em 2013, quando foi campeão, e a segunda em 2017, quando eliminado nas oitavas. Mas em nenhuma dessas situações o Galo fez uma campanha tão boa quanto a atual de 2021, sendo assim a melhor da história do clube na competição.

Foram 16 de 18 pontos conquistados, apenas dois ficaram pelo caminho, logo na primeira rodada, em um empate contra esse mesmo La Guaira, que foi goleado na noite de ontem. O máximo de pontos que o Galo havia feito foram 15, em 2013. Além disso, o clube sofreu apenas três gols e marcou 15 – líder no quesito até então, podendo ser ultrapassado ainda por Palmeiras e Flamengo, por exemplo.

Na história, apenas dois líderes gerais foram campeões, um deles foi o próprio Atlético, em 2013 e o Atlético Nacional, em 2016. Além de se agarrar no próprio histórico, o alvinegro também pode se agarrar no fato de que todos os últimos cinco campeões da Libertadores foram líderes de seus grupos.

PEDREIRAS NO CAMINHO
A liderança leva o Galo ao pote 1 do sorteio das oitavas, nesse pote, também estão todos os primeiros colocados da Libertadores. No pote 2, que estarão os prováveis adversários, os clubes que se classificaram em segundo lugar. Nessa Libertadores, os segundos lugares já ficaram com times complicados e podem ficar com mais times do mesmo porte. Os prováveis rivais do Galo nas oitavas até, já definidos, são: River Plate, São Paulo, Cerro Porteño e Defensa y Justicia. E ainda podem se juntar a esses, clubes como Vélez Sarsfield, Atlético Nacional, Internacional e Boca Juniors ou Santos. Ou seja, ser líder não garantiu ao Galo encarar um adversário mais fraco. Mas é a famosa frase: “quem quer ser campeão, não escolhe adversário”.

Além dos citados, podem vir a ser adversários do Galo: Deportivo Táchira ou Always Ready (grupo do Inter); The Stronghest (grupo de Boca e Santos); Universidad Católica ou Nacional (grupo do Atlético Nacional).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo