Campeonato Brasileiro - Série D

Atlético-PB e Campinense estreiam pela Série D neste fim de semana

Atlético-PB e Campinense, os representantes paraibanos na Série D de 2020, estreiam na quarta divisão nacional neste fim de semana, e ambas as equipes estão na mesma chave da competição, o grupo A3. O Campinense debuta na Série D já neste sábado (19), em Natal, contra o América-RN, enquanto o Atlético-PB estreia no domingo (20), em Cajazeiras, contra o Globo-RN. O Esporte News Mundo separou detalhes de como as duas equipes irão iniciar a competição.

Atlético-PB

O Trovão Azul, como é chamado o clube sertanejo, volta a jogar um campeonato nacional desde 2007. Para o início desta Série D, o time de Cajazeiras contará com atletas conhecidos e que já rodaram por clubes do Nordeste, como Enercino, com passagens por Sampaio Corrêa e Botafogo-PB, e Pêu, que já passou por Imperatriz, Salgueiro, e vem de passagem recente pelo Campinense. 

Enercino é um dos jogadores líderes do elenco do Atlético-PB (Foto: Gabriela Savio/Atlético-PB)

No ataque, o Trovão Azul investiu em Bruno Gonçalves, que veio do Oeste-SP, e será o homem-gol do time sertanejo, haja visto que o time paraibano perdeu seu artilheiro no campeonato estadual, Éder Paulista, e tinha que repor com um atacante de qualidade. Um ponto positivo para o time cajazeirense é a permanência do técnico Ederson Araújo, que comanda a equipe desde 2017.

Para o jogo deste domingo, o Atlético-PB terá algumas mudanças na equipe para a estreia. O clube terá quatro desfalques certos devido contaminação por Covid-19. São eles: os atacantes Costela e Paulinho, o meio-campo Jean e o técnico, Ederson Araújo. 

Provável Atlético-PB: Ariel; Iranilson, Wesley Barbosa, Jeferson e Davi; Pêu, Mendes, Patrick e Enercino; Pachu e Bruno Gonçalves. (4-4-2).

A bola rola às 16h, no Estádio Perpetão, em Cajazeiras..

Campinense

A Raposa inicia a Série D querendo esquecer o campeonato estadual, o qual perdeu para o Treze, por 2 a 1 no placar agregado das duas finais. Então a tônica no Campinense foi a mudança. A equipe terceirizou seu departamento de futebol e, do time que iniciou o Paraibano, apenas seis atletas permanecem no atual elenco, enquanto outros 29 jogadores foram contratados. 

Dentre as muitas contratações, nomes conhecidos do imaginário do torcedor brasileiro irão figurar com a camisa raposeira, como é o caso do paraguaio Echeverría, com passagens por LDU de Quito, Olímpia, CSA e Remo, e o atacante Jobson, que teve passagem marcante pelo Botafogo.

Além das contratações nas quatro linhas, a Raposa também trocou quem comanda na beira do gramado. O técnico do time é Givanildo Sales, que participou do Campeonato Paraibano comandando o Sousa, e levou o time até as semifinais, na qual perdeu apenas nos pênaltis, inclusive, para o Campinense. 

Na preparação para estrear no campeonato nacional, o Campinense fez três jogos amistosos: dois contra o Central-PE, em Caruaru, perdeu por 2 a 0, e, em Campina Grande, venceu por 6 a 3, além de mais um amistoso contra o Jaciobá, vencido por 5 a 1.

Fábio Júnior e Rafael Ibiapino são os homens artilheiros da equipe raposeira (Foto: Daniel Lins/Campinense Clube)

Givanildo terá dois desfalques certos mas não nomeados. A assessoria do clube divulgou, na última quinta-feira (17), que dois jogadores do elenco foram positivados para Covid-19, mas não divulgou os nomes dos jogadores. Segundo Sales, os desfalques atrapalham o planejamento mas a equipe está preparada: “Atrapalha bastante. Se esboça um time durante a semana toda e devido a esses exames que é feito (testes para coronavírus), veta o jogador. Por isso a importância do elenco, em cada posição ter dois ou três jogadores de qualidade, para quando acontecer um problema como esse, a gente (comissão técnica) ter a peça à altura para repor e vai entrar muito bem”, explicou o técnico do Campinense sobre os desfalques devido a jogadores terem sidos positivados para Covid-19. 

O provável time que o técnico Givanildo Sales levará a campo contará com: Waldson; Alex Murici, Breno, Rômulo e Fabinho; Júnior Gaúcho, Caio Breno, Aleff Diego e Echeverría; Rafael Ibiapino e Fábio Júnior.

Givanildo Sales ainda afirmou, em entrevista divulgada pela assessoria do clube, que vencer jogos importantes, como será contra o Mecão, deixa o clube numa situação vantajosa para avançar de fase. “Com todo respeito aos outros clubes do grupo, mas esse é o clássico da chave, o clássico nordestino, e quem não perde clássico, a tendência é ser o primeiro da chave”, finalizou o técnico raposeiro. O Campinense estreia neste sábado (19), às 16h, contra o América-RN, na Arena das Dunas em Natal, jogo que abre a disputa da chave A3 da quarta divisão nacional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo