Atlético-MG

Atlético pode manter tabu contra times do interior que dura há quase 70 anos

Foto: Bruno Cantini / Atlético

Maior campeão do estado e em busca de ser 45° título, o Atlético entra em campo hoje também para manter um tabu que segue desde 1952, o de não perder finais estaduais para clubes que não são da capital.

Em 1951, o Campeonato Mineiro era disputado por pontos corridos, com direito a turno e returno entre as oito equipes que disputavam o torneio. No fim dos dois turnos, Atlético e Villa Nova somaram 19 pontos e terminaram empatados na liderança. Para decidir quem ficaria com o título, os times disputaram uma melhor de três partidas. As duas primeiras terminaram empatadas em 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente. No jogo decisivo, o Villa venceu, no Independência, por 1 a 0 e sagrou-se campeão daquele ano. Essa foi a última vez que o Atlético perdeu uma final estadual para um clube que não é de Belo Horizonte – apesar do Villa fazer parte da região metropolitana.

Após essa final, o Atlético encarou outras sete finais contra clubes do interior e venceu todas. Os adversários foram: Siderúrgica (1952), Villa Nova (1953), Democrata-SL (1955 e 1963), Democrata-GV (1991), Ipatinga (2010) e Caldense (2015).

Na final deste domingo (30), o Atlético precisa apenas empatar com o Tombense, já que venceu a primeira partida por 2 a 1, com direito a gol da vitória no último lance. Apesar disso, a vantagem do Galo não é tão grande, já que qualquer derrota do alvinegro significa perda do título, pelo fato do Tombense ter feito melhor campanha na primeira fase e ter a vantagem de dois resultados iguais.

RETROSPECTO RUIM PARA O TOMBENSE
Por conta dos estádios do interior não terem estrutura para receber o VAR, a equipe de Tombos foi obrigada a jogar em Belo Horizonte. Jogar uma final no Mineirão é o sonho de qualquer clube, mas o histórico para times do interior no gigante da Pampulha não é muito favorável. De todas as finais decididas nos quase 55 anos Mineirão, apenas uma vez um clube do interior saiu com a taça: o Ipatinga, em 2005, em decisão contra o Cruzeiro. Além de poder conquistar seu primeiro título do Campeonato Mineiro, o Tombense também pode se tornar apenas a 2° equipe do interior a ser campeão no Mineirão.

Atlético e Tombense se enfrentam neste domingo, às 16, no Mineirão e você acompanha tudo com a equipe do Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo