Atlético-MG

Há 113 anos, Atlético-MG disputava sua primeira partida na história; importante escritor foi o autor do primeiro gol

Foto: Reprodução / Atlético

Há exatos 113 anos, no dia 21 de março de 1909, o Atlético-MG – na época Athletico Mineiro Football Club -, disputava uma partida de futebol pela primeira vez. O clube venceu e o primeiro gol da história foi marcado por um dos grandes escritores da literatura brasileira.

+ Semifinais do Mineiro entre Atlético e Caldense serão no Mineirão

Fundado em 25 de março de 1908, o primeiro ano do Atlético foi apenas de estruturação, sem partidas. Para celebrar o primeiro aniversário, o Galo desafiou o Sport Club Futebol, também de Belo Horizonte, e venceu por 3 a 0. O primeiro gol da história do clube foi marcado por Aníbal Machado – que tinha 15 anos na época -, que viria a ser um dos grandes nomes da literatura brasileira, com produções como ‘Viagem aos Seios de Duília‘, ‘Tati, a Garota‘ e a ‘Morte da Porta Estandarte‘, que virou enredo da escola de samba da Imperatriz, em 1975.

Em 1909, o Atlético ainda realizou mais dois jogos, todos contra o Sport Club, que não se conformava em ser derrotado e pedia revanches. Na primeira, o Galo voltou a vencer, desta vez por 2 a 0. Na segunda revanche, goleada atleticana por 4 a 0, o que decretou a extinção do Sport Club Futebol.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo