Olimpíadas

Atletismo começa nesta quinta-feira nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Wagner Carmo/CBAt
Wagner Carmo/CBAt

O atletismo, o principal esporte dos Jogos Olímpicos, estreia nesta quinta-feira (no Brasil) nos Jogos Olímpicos. As competições do primeiro dia estão previstas para acontecer a partir das 21h, no Estádio Olímpico do Japão. Sem público, mas com a presença de grandes nomes do esporte como Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) e, nos 100m, Karsten Warholm (Noruega), dono do recorde mundial dos 400m com barreiras aos 29 anos, a disputa promete grandes emoções e muitos recordes. Em Tóquio, o Brasil terá 55 atletas competindo na modalidade.

+ Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM

As provas previstas para a noite de quinta são a qualificação do salto em altura e as eliminatórias dos 3.000 m com obstáculos, 400 m com barreiras (todas no masculino) e dos 100 m feminino.

O Brasil entra em ação na qualificação do salto em altura, com Fernando Ferreira e Thiago Moura, a partir das 21:15. Logo em seguida, às 21:30, Altobeli Santos Silva compete as eliminatórias dos 3.000 m com obstáculos. Depois acontece os 400 m com barreiras, com Alison dos Santos e Marcio Teles, às 23:25, e fechando a programação as eliminatórias dos 100 m, com Vitoria Rosa e Rosangela Santos, já às 00:15 de sexta-feira (30/7) – todos horários de Brasília.

Na prova dos 400 m com barreiras, Karsten Warholm, de apenas 25 anos é um dos favoritos a medalha de ouro. O velocista quebrou este ano o recorde mais antigo no atletismo masculino, e conquistou os dois últimos títulos mundiais da categoria. Além dele, o brasileiro Alison dos Santos, líder da prova dos 400 m com barreiras da Liga Diamante, entra na competição como destaque e comentou sobre a expectativa para a estreia em Tóquio.

– Quero muito passar para a semifinal e fazer a final, ser medalhista e obter meu recorde pessoal-, comentou o atleta paulista de 21 anos.

Já na prova dos 100m, as brasileiras Vitoria Rosa e Rosangela Santos vão ter trabalho diante de Shelly-Ann Fraser-Pryce. A jamaicana que figura no cenário internacional como favorita na modalidade vai buscar em Tóquio um feito histórico de se tornar a primeira mulher a vencer os 100 m rasos em três Olimpíadas diferentes.

+ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

Rotina da equipe de Atletismo do Brasil em Tóquio

Para os Jogos Olímpicos, a maioria dos atletas convocados do atletismo brasileiro passaram pelo período de aclimatação na cidade de Saitama, a cerca de 30 km de Tóquio. A ação foi fundamental para adaptação à mudança de fuso horário e ao calor. Todos tiveram condições de treinar, tiveram acompanhamento de médicos, fisioterapeutas e massoterapeutas.

Além disso, todos os integrantes da delegação brasileira estão passando por rigorosos controles, fazendo PCR todos os dias pela manhã, em jejum, e respondendo questionário específico, também diários, sobre saúde, além de seguir os protocolos sanitários com o uso de máscaras e o uso constante de álcool em gel.

A previsão do clima para esta sexta-feira, no horário do Japão, é de calor de 32 graus, com sensação de 35, e pancadas de chuva à tarde, condições típicas do verão asiático.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo