Tênis

ATP Finals: Medvedev protagoniza virada sobre Nadal e fará final contra Thiem

Reprodução/ATP Tour @atptour

A última semifinal do ATP Finals sediada na 02 Arena, em Londres, foi acompanhada de uma emocionante reviravolta. O russo Daniil Medvedev conquistou a vitória e classificação à final após aplicar 2 sets a 1 (3/6, 7/6 e 6/3) em cima de Rafael Nadal, que chegou a sacar para fechar a partida na segunda etapa. Confiante com seu jogo desde o título no Masters de Paris, há duas semanas, Medvedev não abaixou a guarda após perder o primeiro set, conseguindo encerrar uma série de 71 vitórias obtidas por Nadal em jogos que o espanhol largou à frente no placar.

                 

O jogo

Atual número 4 da ATP, Medvedev iniciou o confronto vencendo seus primeiros 16 serviços e colocando muita pressão no saque de Nadal, que foi obrigado a salvar dois break-points no terceiro game. Ambos confirmaram os serviços seguintes e então, no oitavo game, Nadal quebrou o saque de Medvedev sem perder pontos. Posteriormente, o número 2 do mundo fechou o primeiro set com uma passada forehand além do alcance do tenita russo.

Logo que a segunda etapa iniciou-se, Medvedev arrancou uma quebra no segundo game e rapidamente abriu 3/0. O russo se viu com mais uma chance de quebra no sexto game, mas Nadal manteve-se firme para salvar o break-point. Podendo fechar o set apenas confirmando os saques, Medvedev foi quebrado em seguida, vendo a vantagem diminuir para 4/3. Nadal emendou mais dois games seguidos, colocando-se em posição de fechar a partida no 5/4. Todavia, o espanhol zerou o game que viria a ser crucial nos rumos da partida. Do 5/5 em diante, os dois atletas confirmaram os saques, forçando uma decisão de set no tie-break. Então, Medvedev tomou as rédeas da partida, abrindo 6-3 e carimbando um dos três set-points que obteve.

No set decisivo, tanto o espanhol quanto o russo assumiram poucos riscos, e o clima de imprevisibilidade permeou até o sétimo game, quando Medvedev venceu o saque de Nadal com um smash após lidar muito bem com os slices de backhand do espanhol. Se vendo na situação de sacar para a classificação, Medvedev não repetiu os erros de Nadal no set anterior, capturando a vitória quando um forehand do número 2 do mundo parou na fita da rede.

Pós-jogo

A grande virada representa a 23ª vitória de Medvedev em 33 jogos disputados na temporada. Há duas semanas, no início do Masters de Paris, o russo possuía um retrospecto de 0-2 contra tenistas do top 10 em 2020. Contudo, as campanhas em Paris, e agora em Londres, evoluíram esse retrospecto para 6-2, de forma que Medvedev chega na ponta dos casco para enfrentar o austríaco Dominic Thiem na grande final. A partida se dará neste domingo (22) às 3 horas da tarde no horário de Brasília.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo