Tênis

ATP Finals: Nadal bate Tsitsipas e chega às semifinais após cinco temporadas

Reprodução/ATP Tour @atptour

Na corrida pelo inédito título de ATP Finals, o espanhol Rafael Nadal garantiu a segunda colocação do grupo London 2020 ao superar Stefanos Tsitsipas, concorrente direto pela vaga. O número 2 do mundo precisou de 2 horas e 4 minutos para vencer o atual campeão do ATP Finals por 2 sets a 1 (6/4, 4/6 e 6/2). Além de ser a primeira semifinal de Nadal no ATP Finals desde 2015, a vitória também representa a sexta vez que o espanhol chega entre os quatro melhores da competição.

                 

O jogo

Equilíbrio foi a palavra que ditou o tom do primeiro set. Pelo menos até o nono game da parcial, quando Tsitsipas cedeu a primeira quebra do jogo ao cometer uma dupla-falta. Sacando para fechar o set, Nadal selou a vantagem no placar com um ace muito bem-vindo.

Logo após o início do segundo set, Tsitsipas foi obrigado a salvar seu serviço com um espetacular winner de backhand. Posteriormente, no décimo game, Nadal cometeu uma dupla-falta crucial que culminou no empate do grego.

Conforme a decisão parecia caminhar para um tenso set final, ambos os tenistas trocaram quebras nos dois primeiros games. Contudo, foi Nadal quem tomou as rédeas desse ponto em diante, quebrando Tsitsipas no terceiro e sétimo game da parcial, e fechando a conta com backhand paralelo fora do alcance do grego.

Ao longo do embate, Nadal somou 32 winners, apenas 13 erros não-forçados e venceu 81% dos pontos jogados no primeiro-serviço, enquanto Tsitsipas cometeu mais erros não-forçados do que winners, 29 contra 23, respectivamente.

Pós-jogo

“Eu venci duas partidas tal como no ano passado. Em 2019, eu tive um pouco de azar por não ter chegado às semifinais”, comentou Nadal sobre a classificação. Na edição passada do ATP Finals, o espanhol também venceu Tsitsipas na fase de grupos, mas foi eliminado graças à combinação de resultados

Com o triunfo, já são 71 partidas consecutivas vencidas por Nadal após o espanhol ganhar o primeiro set. “El Toro” conquistou sua 27ª vitória na temporada, tendo perdido em seis ocasiões. Esperando-o nas semifinais do ATP Finals está Daniil Medvedev, que classificou-se em primeiro no grupo Tokyo 1970, grupo este que conta com Novak Djokovic.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo