Tênis

ATP Finals: Nadal faz estreia sólida e freia sensação russa

Reprodução/ATP Tour @atptour

Em busca do primeiro título de ATP Finals da carreira, o espanhol Rafael Nadal não tomou conhecimento da ascensão meteórica vivida por Andrey Rublev nos últimos meses, batendo o russo por 2-0 (6/3 e 6/4) em 1 hora e 18 minutos. Com o resultado, Nadal pula para a primeira colocação do grupo London 2020, uma vez que obteve a vitória sem ceder um set, diferentemente de Dominic Thiem, que superou Stefanos Tsitsipas por 2-1.

O jogo

Os quatro primeiros games da partida sediada na londrina O2 Arena mostraram Nadal preciso em seus saques, tendo 92% de aproveitamento no primeiro-serviço contra apenas 27% de Rublev. O psicológico do russo minou logo no sexto game da etapa, quando Nadal aproveitou um dos dois break-points obtidos para abrir 4/2, após Rublev avançar dentro da quadra com um fulminante forehand, que ricocheteou na fita da rede e caiu fora. Posteriormente, o número 2 da ATP realizou games de saque com autoridade para sair à frente no placar,depois de um set com desempenho pífio de Rublev nos primeiros-serviços, 41% contra 77% de Nadal.

Tal desempenho acompanhou Rublev no game de abertura da segunda etapa, e o russo logo cedeu três break-points a Nadal, que agradeceu quando um swing volley de Rublev parou no meio da rede. Com as rédeas da partida em mãos, Nadal não enfrentou break-points, finalizando o confronto forçando uma devolução errada de Rublev após um primeiro-saque bem encaixado.

Ao todo, Rafael Nadal somou 16 winners, 11 erros não-forçados e 82% dos pontos vencidos no primeiro-saque. Andrey Rublev disparou mais winners, 19, porém cometeu 23 erros não-forçados e teve um dia horroroso em termos de primeiro-saque, colocando apenas 62% deles em jogo.

Pós-jogo

O triunfo sobre Rublev representou a 19ª vitória de Nadal em ATP Finals, tendo perdido em 14 ocasiões. Essa também foi a segunda vitória em dois jogos de Nadal contra o atual número 7 da ATP. No próximo compromisso, o espanhol encara Dominic Thiem, enquanto Rublev fará um jogo de vida ou morte contra Daniil Medvedev para tentar embolar o grupo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo