Flamengo

Atual elenco do Flamengo pode igualar feito da geração de Zico

Montagem sobre fotos de Blog da Nação e Marcelo Cortes/Flamengo

O ano de 2019 foi, sem dúvidas, um dos maiores da história do Flamengo. Além de levar o campeonato estadual, o clube também foi campeão do Brasileirão e da Libertadores. O começo da temporada 2020 parecia indicar o sucesso para o time, logo nos primeiros meses a equipe comandada por Jorge Jesus levantou dois títulos inéditos, a Super Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana. Com a situação pandêmica descontrolada no Brasil, as competições foram paralisadas e o clube sofreu com saídas, apesar de levantar o título do Carioca.

O primeiro a ir embora foi o zagueiro espanhol Pablo Mari, que embarcou para o Reino Unido para jogar no Arsenal. No meio do ano, aconteceram os golpes mais duros: Saíram Jorge Jesus junto com a sua comissão técnica português e o lateral Rafinha foi para o Olympiacos, da Grécia.

Desde então o rubro-negro vem acumulando atuações desniveladas, enquanto era treinado pelo catalão Domenec Torrent, sofreu algumas goleadas, mas também conseguiu vitorias com o placar elástico. O treinador durou pouco no clube e após uma serie de resultados negativos, foi mandado embora e para o seu lugar, Rogerio Ceni saiu do Fortaleza e assumiu o comando.

Com Ceni o cenario se repetiu, eliminações para São Paulo e Racing, na Copa Do Brasil e na Libertadores, respectivamente. No Brasileirão algumas derrotas ligaram o sinal de alerta na torcida e diretoria a ponto do técnico balançar no cargo. Apesar do começo dificil e desconfiança por parte dos rubro-negros, o time voltou a mostrar resultado. Nas ultimas 5 partidas foram 4 vitorias e 1 empate, o suficiente para levar o Flamengo ao segundo lugar da competição, ficando a um ponto atrás do Internacional.

O jogo do próximo domingo é tratado como decisão tanto no Ninho do Urubu como no Beira Rio. O vencedor fica muito próximo do título brasileiro, algo que para o Internacional não acontece desde 1979. Do lado do Flamengo, vencer o segundo campeonato brasileiro seguido significa se igualar a lendária geração de Zico e companhia que venceu em 1982 e 1983.

Se engana quem pensa que aquele time teve vida fácil. Já conhecido, depois de vencer a libertadores e mundial de 1981, o rubro-negro enfrentou o maior rival do Internacional na final. Nos dois primeiros jogos, Flamengo e Gremio empataram. O primeiro, no Maracanã terminou em 1 x 1, e o segundo, em Porto Alegre em um morno 0 x 0. A decisão precisou de uma terceira partida, também no Rio Grande do Sul, que foi decidida com um gol de Nunes no começo do primeiro tempo.

Em 1983, o desafio foi ainda maior. Em uma fase final disputadissima, o Flamengo conseguiu passar pelo rival Vasco e pelo Athletico. No primeiro jogo da decisão, contra o Santos, os paulistas levaram a melhor e derrotaram o Flamengo por 2 x 1 em um pacaembu lotado, a estimativa é que mais de 110 mil torcedores estiveram presentes. No Maracanã a história foi diferente, 155 mil pessoa acompanharam de perto ao passeio rubro-negro. 3 x 0 com direito a gol de Zico no primeiro minuto de jogo. Naquele momento a geração de ouro do Flamengo fechava um ciclo com a chave de ouro.

Nenhum outro elenco que vestiu a camisa do Flamengo conseguiu chegar perto do feito, até agora. Gabigol e companhia tem a oportunidade, de mais uma vez, marcar seus nomes na história.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo