Outro lado

Audiência baixa do Brasileirão preocupa Globo, diz site

Lucas Figueiredo/CBF

A audiência ruim da edição de 2021 do Campeonato Brasileiro em TV Aberta gera preocupações na Globo. A detentora dos direitos de transmissão do torneio observa números aquém dos desejados com os jogos, principalmente em São Paulo, e teme uma queda no faturamento com anunciantes para a próxima temporada. As informações são do site Notícias da TV.

A média no Ibope dos 15 jogos exibidos na capital paulista até aqui é de 18,3 pontos, abaixo dos 21,1 pontos registrados em 2020. Em 2018 e 2019 esse número ficou em 23 e em 2017, 26 pontos. Se a média se mantiver assim até o fim do campeonato, será com sobras a menor audiência da história do Brasileirão na maior cidade do país. Cada ponto em São Paulo equivale a 203 mil pessoas.

A direção da emissora indica dois fatores que explicam os baixos números no Ibope. O primeiro seria a qualidade dos jogos, já que muitas das partidas exibidas pela Globo foram marcadas por um nível técnico ruim e poucos gols. O outro é a baixa audiência dos programas que antecedem as transmissões de futebol. A reprise da novela Império nas quartas faz um dos piores índices da faixa das 21h de todos os tempos e o The Voice Kids no domingo também não impressiona nesse aspecto.

A situação preocupa principalmente pelos patrocinadores. A Globo conseguiu R$ 1,8 bilhões com anunciantes para jogos de futebol em 2021, mesmo após perder os direitos de transmissão da Libertadores. A venda das cotas de patrocínio para 2022 começa em poucos dias e a audiência fraca do Brasileirão pode fazer esse faturamento cair.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo