Bahia

Bahia em 2022: Veja quantidade de jogos que o clube poderá fazer

Torcida Bahia
Foto: divulgação/bahia

Em 2021, o Bahia garantiu vaga em quatro grandes campeonatos e chega na temporada 2022 de calendário cheio. Disputando Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e as partidas da Série B, o clube entrará em campo, no mínimo 57 vezes, caso não avance para a fase final das três competições que são eliminatórias.

Se as dificuldades no calendário de 2021 se deram por conta da pandemia no Covid-19, em 2022, a Copa do Mundo é o problema. Marcada para acontecer nos meses de novembro e dezembro deste ano, no Catar, período que tradicionalmente é o fim de temporada no Brasil, o mundial de seleções fez com que o calendário nacional fosse diminuído e o Bahia entra em recesso no início do mês de novembro.

CALENDÁRIO 2022

CAMPEONATO BAIANO

O campeonato baiano teve início no dia 15 de janeiro e tem data final marcada para 3 de março. A primeira fase é disputada por 10 equipes, que se enfrentam em turno único, totalizando 9 partidas no mínimo para o Bahia. Os quatro clubes que somarem mais pontos avançam.

A fase final acontece em duelos mata-mata, com confrontos de ida e volta. São mais dois jogos, totalizando 11 para os clubes que não chegarem à final. Os finalistas somam mais dois jogos da decisão e totalizam 13.

COPA DO NORDESTE

O Bahia é o atual campeão da Copa do Nordeste e chega na disputa para defender o título. A competição que começou no dia 22 de janeiro e vai até o dia 22 de abril, é dividida em duas fases e os clubes participantes farão no mínimo 8 jogos.

A primeira fase é um enfrentamento de grupos, onde os clubes do Grupo A enfrentam os clubes do Grupo B, e os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase final. Cada grupo conta com 8 clubes e o Bahia, que está no Grupo B, enfrentará os clubes do Grupo A.

A fase final é o esquema mata-mata, com as quartas e as semifinais finais sendo disputadas em partidas únicas. A grande decisão acontecerá em partidas de ida e volta, totalizando 14 partidas para os dois clubes finalistas.

COPA DO BRASIL

Dividida em sete fases, a Copa do Brasil começa no dia 10 de abril e vai até 13 de novembro. A competição é inteiramente disputada em mata-mata, o que não garante muitos jogos caso a equipe não vença os duelos.

O Bahia, por ser o atual campeão da Copa do Nordeste, conseguiu vaga direta na terceira fase, que será disputada em confrontos de ida e volta, garantindo mais 2 jogos ao Esmeraldino. A partir desta fase, todos os confrontos são com ida e volta. Se o Bahia chegar na sétima e última fase, que é a grande final, fará 10 jogos na competição.

SÉRIE B

Com o amargo rebaixamento de 2021, o Bahia disputará o Campeonato Brasileiro da Série B em 2022. Com 20 clubes disputando pontos corridos, com partidas de ida, cada clube participante fará no mínimo 38 jogos.

Com calendário programado para começar 10 de abril e terminar em 13 de novembro, a competição promove os quatro primeiros colocados à elite do futebol nacional e rebaixa os quatro últimos colocados à terceira divisão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo