Bahia

Bahia tenta encerrar tabu de oito anos sem vencer o Palmeiras e se afastar do Z4 do Brasileirão

Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia

O Bahia encara o Palmeiras, neste sábado (12), às 19h, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro na busca por desempenhos melhores, em busca do equilíbrio defensivo e, principalmente, de vencer. A equipe de Mano Menezes perdeu os últimos quatro jogos que disputou no Brasileirão e segue em queda acentuada na tabela de classificação.

O Bahia de Mano Menezes conseguiu enfileirar uma sequência de quatro vitórias consecutivas, elevando a equipe para à primeira parte da tabela, assumindo à nona colocação. Contudo, a derrota para o RB Bragantino por 4 a 0 foi o começo da retomada da fase negativa que o time viveria.

As derrotas para RB Bragantino, São Paulo, Ceará e, recentemente, para o Defensa y Justicia pela Copa Sul-Americana, apenas evidenciaram o que já estava claro nas atuações da equipe, que é à falta de rendimento, pragmatismo e previsibilidade. Entre essas quatro derrotas ainda houve o confronto contra o Unión de Santa Fé, pelas oitavas da Sul-Americana, no qual o Bahia conseguiu uma vitória e um empate, o que acalmou – pelo menos momentaneamente na medida do acontecido – a situação no clube, que era razoável, agora o alerta vermelho já deve ser acionado com maior intensidade.

À chegada de Mano Menezes ao time era para resolver uma situação em específico: equilibrar o sistema defensivo e, se possível, erradicar à alta quantidade de gols sofridos por jogo. Mano Menezes está a 21 jogos comandando o time do Bahia, e dentro desse espaço, o time sofreu 29 gols, – no ataque, a equipe tem 26 gols anotados na era Mano Menezes -, o que deixou o Bahia com o posto de segunda equipe com à defesa mais vazada entre as 20 equipes do Campeonato Brasileiro, com um total de 39 gols sofridos na competição, perdendo, apenas, para o Goiás, lanterna, que sofreu 40.

Independente dos gols sofridos ou da oscilação constante de desempenho, o Bahia de Mano Menezes sabe que necessita da vitória. A equipe está com 28 pontos, na 13ª colocação, e a quatro pontos do primeiro time dentro do Z4, que é o Vasco da Gama. Além da situação preocupante na tabela, à agenda do time não é das mais tranquilas. Além de enfrentar o Palmeiras neste sábado, tem pela frente o Defensa y Justicia, na quarta-feira (16), pela Sul-Americana, num jogo que será desgastante físico e psicologicamente, e, pelo Brasileirão, terá, logo na sequência, Flamengo, Internacional e Grêmio, adversários que brigam pelo título.

Para o jogo contra o Palmeiras, a provável escalação que Mano Menezes levará a campo será com: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo e Daniel (Ramon); Rossi, Élber e Gilberto (Gabriel Novaes).

Baixas e retornos

Douglas esteve fora do confronto contra o Defensa y Justicia por sentir um incômodo muscular (Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia)

Para o jogo contra o Palmeiras a tendência é de que o goleiro Douglas volte à meta do Bahia. O goleiro estava fora devido a um incômodo muscular que sentiu na partida contra o Ceará e esteve de fora no confronto contra o Defensa y Justicia, mas o atleta participou da última atividade antes de enfrentar o Palmeiras e poderá ser titular contra o Verdão.

Outro jogador que voltou a participar das atividades após um bom tempo foi o lateral-direito João Pedro, que passou por uma cirurgia no joelho e teve que passar um bom tempo se recuperando. Na atividade desta última sexta-feira (12), João Pedro realizou à atividade de campo com o grupo e fica à disposição de Mano Menezes, mas pelo longo período que esteve sem atuar, precisa de ritmo de jogo e cautela ao utilizar o atleta.

Recuperado de Covid-19, o goleiro Matheus Claus também treinou com a equipe e viajou para São Paulo com o grupo. Mas quem não estará disponível para o técnico Mano Menezes é o zagueiro Lucas Fonseca, que está se recuperando de uma lesão muscular, nem participou da atividade realizada no CT Evaristo de Macêdo em preparação para o duelo contra o Palmeiras. O zagueiro ficou apenas na academia do clube sendo submetido a um treinamento específico.

Invencibilidade palmeirense

Palmeiras vem de um empate por 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, pelas quartas de final da Libertadores. (Foto: Nathalia Aguilar – Pool/Getty Images)

Se a fase do Bahia já não é das melhores, o duelo contra o Palmeiras, nos últimos anos, não tem sido alentador e um ponto de confiança para à torcida. Bahia e Palmeiras já se enfrentaram 48 vezes, com o Palmeiras levando à melhor em 23 oportunidades, enquanto que o Bahia só triunfou nove vezes, além de outros 16 empates no confronto.

À última vitória do Bahia no confronto contra o Palmeiras foi há oito anos atrás, em 2012, quando o Esquadrão de Aço venceu os paulistas por 2 a 0 no Campeonato Brasileiro daquele ano, na Arena Barueri, com os dois gols marcados por Souza. De lá para cá foram 12 jogos disputados entre ambos, com cinco vitórias palmeirenses e sete empates. Em Salvador, o triunfo dentro de casa contra os paulistas vai mais além no tempo. Mais precisamente em 1988, quando Bobô deu ao Bahia à ultima vitória sobre o Palmeiras em solo baiano. Triunfo por 1 a 0, ainda válido pela Copa União.

Mas, em solo paulista, o Bahia tem dado trabalho ao Palmeiras quando as equipes se enfrentam. Nos últimos cinco jogos em São Paulo, foram três empates e duas vitórias do Palmeiras. E uma característica deste confronto é que os jogos dificilmente terminam em 0 a 0. Nos últimos 10 jogos entre Bahia e Palmeiras, foram marcados 25 gols e só houve um empate sem gols. Por essa pequena amostra, à média de gols por jogo é de 2,5 gols por jogo, e tendemos a ter um jogo bem movimentado no Allianz Parque neste sábado.

Será que o Bahia vai conseguir quebrar o tabu e voltar a vencer o Palmeiras ou o Verdão vai manter a invencibilidade de oito anos sobre o rival? Neste sábado, a partir das 19h saberemos e você poderá acompanhar o tempo real do jogo pelo Portal Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo