Z - Futebol Agência ENM

De olho no Flamengo, Dado Cavalcanti ressalta a produção ofensiva do Esquadrão: ‘Vence a equipe que coloca a bola na casinha do adversário’

Em ritmo de preparação para enfrentar o Flamengo neste domingo(18) pela 12ª rodada do Brasileirão, o técnico Dado Cavalcanti concedeu entrevista coletiva e falou sobre a semana de preparação, reforços e saídas, e também sobre o desequilíbrio entre o ataque e a defesa Tricolor, sobre esse desiquilíbrio, o comandante ainda completou: ‘Não vou abrir mão de ser ofensivo, de procurar o gol sempre’, afirmou.

VEJA MAIS TRECHOS DA ENTREVISTA COLETIVA DO TÉCNICO DADO CAVALCANTI.

  • O treinador falou sobre o trabalho da comissão técnica na ausência de atletas por suspensão e de atletas que deixam o clube em definitivo.

“Existe sim diferença. A troca de um atleta para um jogo é uma modificação aguda, é algo em um certo momento provisório. Busco uma solução para um jogo, ou dois jogos, dependendo da importância do atleta, é uma solução provisória. A perda de um atleta em definitivo é uma condição mais crônica, uma reposição de um atleta envolve adaptação, envolve ajustes, e quase sempre envolve modificações sistêmicas, muda o desenho, muda a forma da equipe jogar, dependendo da condição de saída, a função que o atleta que saiu desempenhava, então essas são as diferenças em relação às modificações”.

  • Dado comentou sobre a semana livre para treinamento, sobre ausências e a chegada de reforços no elenco Tricolor

“Detalhadamente, nós nos reunimos antes da reapresentação e enumeramos quais as prioridades em relação à conceito, em relação à trabalho, em relação a necessidade. Alguns víamos claramente que necessitávamos de evolução, e alguns reforços, que precisávamos continuar evoluindo no contexto da nossa equipe e algumas ideias que já estavam bem desenvolvidas mas precisávamos dar um passo à frente. Analisamos também as deficiências e necessidades físicas com a nossa preparação física, já fazia muito tempo que não tínhamos uma semana aberta, e casamos as duas condições em treinamentos específicos para cada setor. Trabalhamos muito aspectos defensivos, buscamos muito mais soluções sistêmicas, ou seja, aquelas que envolvem a coletividade, não apenas a condição técnica individual, que são treinos mais individuais. Focamos mais no coletivo, focamos mais no conjunto, fiz alguns testes, algumas observações, acredito que tivemos uma semana proveitosa. Lógico que o resultado do jogo que vai definir o feedback que teremos pela frente, mas entendo que a semana foi proveitosa, como em outros momentos que também tivemos semana cheia, conseguimos aproveitar muito bem, espero que a gente consiga dar essa resposta, mesmo com todas as trocas que serão necessárias fazer no jogo de domingo”.

  • O comandante foi perguntado sobre como manter a motivação do elenco com saídas e chegadas.

“Acho que o problema não é a motivação. Acho que a motivação de se disputar um Campeonato Brasileiro na primeira página, de estar figurando nas primeiras colocações do campeonato é uma motivação que qualquer atleta e todo profissional do futebol tem. As saídas atrapalham a dinâmica de uma ideia de jogo que vinha sendo repetida, mas não implica nem um pouco em motivação”.

  • Sobre surpreender o adversário em virtudes dos desfalques e sobre qual postura adotar, Dado pregou a continuidade do trabalho já feito

“Já estamos aqui há um bom tempo no comando do Bahia. Em relação a comportamento, não trabalho em cima de novidades esdruxulas, que venha a ser algo tão diferente. Trabalho com uma constância, entendo que o quê nos trouxe à essa classificação foi uma regularidade de jogo, uma manutenção de uma ideia, foi o que nos deu um título esse ano, foi o que nos está trazendo para essa competição. Nas saídas de jogadores, eu entendo que o melhor é simplificar, buscar soluções iniciais e com mais tempo, buscar soluções finais”.

  • Dado Cavalcanti falou ainda sobre sua ideia de jogo e sobre a produção ofensiva Tricolor.

“Temos sim um desequilíbrio, temos um dos melhores ataques do campeonato e uma das piores defesas. O desequilíbrio é outro, a busca, lógico, é por uma condição de equilíbrio, mas não vamos esquecer a essência de um jogo de futebol, vence a equipe que coloca a bola mais vezes na casinha do adversário. Pode se vencer uma partida defendendo, mas se vence partidas atacando também, então vou buscar as necessidades de melhores a defesa, mas sem abrir mão de atacar, de ser ofensivo, de ser agressivo, de procurar o gol sempre”.

  • Perguntado sobre a possível escalação em virtude das ausências, Dado não revelou as peças mas ressaltou que já possui algo em mente.

“Deixo aberto à todas as possibilidades. Já temos um desenho, já temos um esboço, espero que nada de novo aconteça de hoje para amanhã para escalarmos a melhor formação possível”.

  • Próximo compromisso do Tricolor.

O Tricolor encara o Flamengo em casa, no estádio Pituaçu, neste domingo(18) às 18h15min(Brasília). O Esquadrão que ocupa a sexta colocação, tropeçou fora de casa na última rodada e espera recuperar o caminho dos triunfos jogando em casa, contra um adversário que possivelmente deve ir à campo com um time misto.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo