Automobilismo

Baku faz alterações na pista e quer ser palco de corrida sprint em 2023

Foto: Divulgação/Circuito de Rua de Baku

Em prol da segurança, a organização do GP do Azerbaijão decidiu fazer modificações no Circuito Urbano de Baku, que recebe a Fórmula 1 entre os dias 10 e 12 de junho. O traçado da pista permanece o mesmo, e a principal alteração está na entrada do pit-lane, considerado um dos pontos mais perigosos.

Além das sucessivas críticas de Nico Rosberg, campeão mundial em 2016, ao trecho da reta principal, a mudança foi motivada pelo forte acidente sofrido por Lance Stroll e Max Verstappen durante o GP do Azerbaijão do ano passado.

LEIA MAIS:

A entrada dos boxes é separada da pista por uma barreira de concreto, com um ângulo muito aberto, o que aumenta muito o risco para os pilotos em casos de acidentes.

— Imagine o carro quebrando aqui. Você está a 350 km/h. À esquerda, há apenas uma parede, e está de frente para você. Se algo quebrar e você estiver naquela parede, é o fim. Este é um dos lugares mais assustadores em que já pilotei um carro de F1 – disse Rosberg.

Apesar das reclamações, Michael Masi, antigo diretor de provas, confirmou que a entrada dos pits era segura e cumpria todos os requisitos de segurança que a FIA.

Uma outra alteração pode ser feita nas zebras. Mas Arif Rahimov, promotor do GP do Azerbaijão, explicou que antes é preciso entender como os carros vão se comportar na pista.

— Não mudaremos nenhuma curva, mas às vezes os pilotos após os treinos pedem ‘Aqui, a zebra precisa sair’. Na curva da Cidade Antiga, a parte mais estreita, temos trabalho com a zebra desde o primeiro dia. Colocamos, retiramos e depois colocamos novamente. Não tem como realmente saber se o item deve ser mantido até os carros irem para a pista.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Rahimov ainda se disse interessado em sediar uma das seis corridas sprint da Fórmula 1 em 2023. O promotor é um grande defensor desse formato e confirmou que o assunto será discutido durante o fim de semana do GP do Azerbaijão.

— O melhor momento para chamar a atenção deles para as novidades é quando estão correndo por aqui. Sou um grande defensor das corridas sprints, realmente gosto da ideia. Finalizou Rahimov.

A Fórmula 1 retoma as suas atividades com o GP da Espanha, que acontece entre os dias 20 e 22 de maio. A corrida está prevista para o domingo, às 10h, horário de Brasília.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo