Olimpíadas

Mesmo sem atletas, bandeira do Afeganistão estará presente no desfile das Nações das Paralimpíadas de Tóquio

Mesmo sem atletas, bandeira do Afeganistão estará presente no desfile das Nações das Paralimpíadas de Tóquio
COB/divulgação

Após atletas do Afeganistão serem foram forçados a desistir dos Jogos Paralimpíadas de Tóquio devido à tomada da nação pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã e cancelamento de voos da capital Cabul. O Comitê Paraolímpico Internacional anunciou, nesta segunda-feira, que bandeira do país localizado no centro da Ásia fará parte da Cerimônia de Abertura dos Jogos como “um ato de solidariedade”.

Em entrevista coletiva, o presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, informou que a decisão tem como objetivo enviar uma mensagem de “solidariedade e paz” ao redor do mundo.

– Incluiremos a bandeira do Afeganistão na cerimônia em um sinal de solidariedade e convidamos o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados aqui para agir como o porta-bandeira-, disse Parsons.

-Gostaríamos de tê-los aqui, infelizmente não é possível, mas eles estarão aqui em espírito. – completou o presidente do IPC.

+Paralimpíadas de Tóquio: confira o calendário, horários e modalidades

Em Tóquio,  dois paratletas afegãos competiriam nas Paralimpíadas: Zakia Khudadadi, primeira mulher a representar o país no megaevento, e Hossain Rasouli, ambos no taekwondo. No entanto, o país terá como representante  Abbas Karimi, um dos porta-bandeiras da Seleção Paraolímpica de Refugiados, que fugiu do Afeganistão em 2013.

+Representante do COI no Afeganistão, pede ajuda para evacuar as atletas mulheres do país

Na semana passada, os voos de entrada e saída do Afeganistão foram suspensos quando o grupo fundamentalista islâmico Talibã retomou o controle do país, 20 anos após ter sido removido. A mudança de regime gera uma grande preocupação por parte das Organizações internacionais e, principalmente, pelo risco do futuro das mulheres no país.

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 estão programados para acontecer de amanhã até 5 de setembro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo