Campeonato Carioca

Bangu e Portuguesa rebatem declarações que Paulo Autuori deu em programa de TV

Foto: João Carlos Gomes/Bangu

O Campeonato Carioca, que já estava quente, por conta de Botafogo e Fluminense serem contra o retorno dos jogos, esquentou ainda mais. Isso porque na última segunda-feira (29/06), o treinador do Glorioso, Paulo Autuori, deu declarações no programa “Bem Amigos”, do canal “SporTV”, criticando alguns clubes de menor investimentos, entre eles, Bangu e Portuguesa.

A resposta do Alvirrubro e da Lusa não demorou a sair. Em nota, a diretoria do Bangu criticou duramente Paulo Autuori, inclusive afirmando que o treinador estaria “sob efeito de algum alucinógeno ou clara má intenção” quando deu a entrevista, pois o comandante do Alvinegro de General Severiano não conhece as financias do Gigante da Zona Oeste, que no fim da nota, ironizou as campanhas recentes do Glorioso.

“Foi com surpresa que o Bangu Atlético Clube recebeu as declarações infundadas, irresponsáveis, levianas e distantes da verdade, de um empregado do Botafogo FR, Sr. Paulo Autuori, proferidas em determinado programa de televisão sobre a existência de colaboração financeira do ex-presidente Rubens Lopes na atual gestão do Bangu AC, fato imaginado talvez sob o efeito de algum alucinógeno ou clara má intenção.

Tais comentários, tecidos sem nenhum conhecimento sobre nossas finanças e sobre nossa capacidade de lidar com crises nos ofende, pois o esforço e comprometimento aplicado para manter a segurança e a saúde de nossos atletas e colaboradores vieram de recursos próprios e de gestão independente, em um clube onde a gestão é exercida, de direito e de fato pelo seu presidente.

Para seu conhecimento, nesta crise, redesenhamos nossas propostas e fizemos uma reengenharia para suportar esse momento, dentre elas a oportunidade de manter nossos atletas concentrados e nos adequarmos às medidas sanitárias fundamentais para fazermos nossa parte para superar as dificuldades, em função da Covid-19, sem deixar de honrar nenhum dos compromissos assumidos, o que talvez não se possa afirmar acontecer o mesmo com o clube do qual o senhor faz parte, elevado à categoria de detrator e porta voz-mor, sob os auspícios contemplativos e permitidos por quem não deveria fazê-lo, em atitude injustificável e inexplicável.

Temos orgulho por ter feito algo importante para a sociedade neste momento tão delicado, como a aplicação de testes de coronavírus, investigações sorológicas periódicas e controle de todo o grupo de trabalho.

Desejamos sucesso ao Botafogo com seus projetos para que em 2020, sob o seu comando e eficiente trabalho demonstrado e concluído nos últimos anos em outros clubes, consiga conquistar posições melhores do que um 15º lugar no Campeonato Brasileiro e quiçá o título que há um quarto de século não sabe o que seja.

A diretoria”

A Portuguesa também criticou o treinador através de nota oficial, pois Paulo Autuori criticou o fato de que as torres de iluminação do Estádio Luso Brasileiro terem sido colocadas apenas no começo desta semana. Entretanto, a diretoria lusitana lembrou que as obras começaram no fim de 2019 e tinha o prazo inicial de terminar justamente no segundo semestre deste ano.

“A Associação Atlética Portuguesa lamenta as graves declarações e insinuações do técnico do Botafogo de Futebol e Regatas, Paulo Autuori, em participação no Programa “Bem Amigos”, do SporTV, sobre a instalação dos refletores de iluminação do estádio Luso-Brasileiro.

A Portuguesa-RJ está perplexa com tamanhas acusações e se sente desrespeitada justamente por ter sido proferida por um profissional gabaritado, que conquistou importantes títulos ao longo de sua vitoriosa carreira e que nutrimos um imenso carinho por ter começado a carreira conosco, ainda como preparador físico, na década de 70.

Sobre a instalação das torres de iluminação do estádio Luso-Brasileiro, que em 2016 serviu como a casa do Botafogo, atual clube do treinador Paulo Autuori e impulsionou a ida da equipe para a Libertadores do ano seguinte, afirmamos que colocamos com recursos próprios. Dizemos isso com muito orgulho, afinal faz parte do processo de crescimento da Portuguesa-RJ, que está na elite do futebol carioca há cinco anos, e disputa constantemente campeonatos nacionais, como o próprio Brasileirão Série D, a ser disputado ainda este ano.

Em julho de 2019, como divulgado amplamente nas redes sociais do clube e repercutido em veículos de imprensa, a Portuguesa-RJ iniciou o processo de instalação das torres. Em dezembro do mesmo ano, a base das cinco torres já estava colocada, faltando apenas a inserção dos refletores. Com a necessidade de um investimento maior no elenco profissional, definimos que os refletores (já comprados anteriormente) seriam utilizados para o segundo semestre de 2020. Devido a paralisação de quase três meses por conta da pandemia do novo coronavírus, foi possível, com enorme esforço, reunir fundos para a instalação.

É triste ouvir este tipo de declaração, porque mostra que às pessoas possuem uma visão errada de clubes de médio investimento do Estado do Rio de Janeiro. A Portuguesa-RJ trabalha dia e noite com muito esforço para crescer mais e mais. Temos orgulho da situação em que vivemos, onde podemos honrar com nossos compromissos e garantir o sustento de diversos trabalhadores sem atrasar vencimentos e salários há anos”.

Por coincidência, o Botafogo vai encarar justamente a Portuguesa na última rodada da fase de grupos da Taça Rio e no Luso Brasileiro, às 21h30 desta quarta-feira (1º/07). Já o Bangu encerra sua participação no Campeonato Carioca contra a Cabofriense, lanterna do Estadual.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo