Geral

Maurício Barbieri elogia atuação e vitória do RB Bragantino fora de casa e garante ‘A liderança não é uma obsessão’

Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

Red Bull Bragantino e São Paulo se enfrentaram neste domingo (4), às 18:15, no Morumbi, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. No confronto, quem se deu melhor foi a equipe do interior paulista. Com gols de Alerrandro e Artur, o Braga venceu, de virada, e assumiu a liderança do Brasileirão.

                 

O técnico Maurício Barbieri concedeu entrevista coletiva ainda na capital paulista, onde falou da atuação do time e da boa fase que a equipe vive, com nove jogos de invencibilidade e o topo da tabela garantido por mais uma rodada. Um dos pontos comentados foi a escalação, com a titularidade de Bruno Praxedes no meio de campo.

“A escolha do Praxedes tem a ver com a gente ter feito uma alteração um pouquinho na maneira de jogar, na forma de organizar a equipe dentro de campo, tendo em vista a maneira que o São Paulo atua e gosta de atuar. Nesse sentido, fizemos o dever de casa, assim digamos, e entendemos que o Praxedes era a melhor opção e eu acho que conseguimos encaixar bem as coisas. Isso, com trinta segundos de jogo conseguimos ver bem, pois o Praxedes roubou uma bola na entrada da área. A gente conseguiu não dar espaço ao São Paulo e foi tomando cada vez mais conta do jogo, nesse sentido fomos absolutos. Conseguiram fazer o primeiro gol em um lance quase que isolado e nós, apesar de não termos finalizado tanto no primeiro tempo, estávamos sempre rondando e controlando o jogo. Fizemos uma grande partida”

Para saber tudo sobre o RED BULL BRAGANTINO, siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, InstagramFacebook.

“A entrada do Alerrandro também teve a ver com a característica do jogo. Acho que a partida se encaixava bastante pro Alerrandro entrar e tínhamos até conversado sobre isso durante os treinamentos. Ele estava ciente que havia essa possibilidade. Fico muito feliz que ele tenha voltado e conseguido nos ajudar com o gol”.

Questionado sobre o que mudou, além das substituições para conseguir o resultado fora de casa, Barbieri respondeu que a equipe levou em conta outros jogos no qual era necessário a virada.

“Acho que a gente fez um primeiro tempo muito bom, estávamos encaixados. Quando conversamos no vestiário foi sobre coisas que já havíamos passados em outros jogos, que a gente tinha que ter tranquilidade e tentar continuar a fazer o nosso jogo para conseguir a virada. Foi isso que nossa equipe fez, criou até mais oportunidades de fazer gols, sobre competir, sobre ser resiliente, ser perseverante. Acredito que as trocas ajudaram, assim que aqueles que estavam em campo perderam um pouquinho de gás e a gente conseguiu trocar e manter o ritmo. Acho que é um resultado muito expressivo, pela qualidade da equipe que a gente enfrentou, pelos jogadores que estavam em campo, por a gente estar atuando na casa deles. Estou muito feliz”.

Barbieri também comentou sobre o fato do Massa Bruta ter vencido os três grandes times de São Paulo, Corinthians, Palmeiras e o Tricolor. Além disso, o técnico avaliou essas vitórias e o que representam nesse início de campeonato.

“Acho um desempenho muito positivo. Acho que em linhas gerais, as pessoas vinculam muito sucesso ao resultado final, e é claro que o resultado final sempre é uma das medidas para avaliação do sucesso. Mas eu acho que é importante a gente ter em conta, de que maneira você consegue esse resultado, de que maneira você constrói esse resultado. Então eu acho que foram três jogos em que a gente conseguiu jogar contra três grandes equipes, mais do que isso, jogando da nossa maneira”.

“Então as pessoas tem dito pouco e eu acho importante frisar: se você olhar hoje para o banco de suplentes, com exceção de Julio César, a gente tem todos os jogadores na casa dos 20 anos. Dezoito, dezenove, vinte e vinte e um anos. São jovens de muito potencial que estão sendo trabalhados e isso tem a ver com a maneira que o clube quer construir as coisas. Então eu acho que o Bragantino não é nem melhor nem pior do que ninguém, mas tem uma maneira de trabalhar, tem uma maneira de fazer e eu acho que a avaliação de sucesso do Bragantino tem que passar sobre as coisas que são feitas até a gente conquistar as coisas”.

O técnico também comentou sobre a escalação inédita que fez e de como isso pode acontecer daqui pra frente, em futuras rodadas do Brasileirão.

“Acho que em qualquer competição é dessa maneira. Desde que iniciou a temporada, nós já atuamos de diferentes formas, com três zagueiros, atuamos com três homens de frente mais por dentro, já atuamos com eles abertos… Enfim, viemos alterando as sutilezas e nuances de acordo com aquilo que vai ser melhor para a equipe”.

“O que me deixa mais satisfeito é que mesmo sem ter um grande espaço para treinar essas mudanças, os jogadores tem assimilado e conseguido executar os comandos com maestria”.

Sobre o atual momento da equipe, Maurício Barbieri não poupou elogios. Após o empate com o Ceará, o técnico havia dito que a liderança da equipe seria passageira, mas não foi isso que o Braga mostrou após a partida de hoje.

“A nossa expectativa é prolongar isso pelo máximo de tempo possível. A liderança, é claro, nos deixa satisfeitos, mas não é uma obsessão. ‘Mais importante do que começar bem, é terminar bem’, acho que essa foi uma frase que usamos muito na temporada passada e que continua valendo agora. Estamos felizes por ter começado bem, mas temos um grande desafio que é manter esse desempenho até o final da temporada”.

Barbieri ainda recebeu elogios ao seu trabalho e comentários de como vem surpreendendo muitos do mundo do futebol. Foi, ainda, questionado sobre possíveis propostas e o que o faria deixar o time nesse momento.

“Fico feliz que tenha chamado a atenção, mas eu estou feliz no Bragantino, estou construindo e fazendo parte de um projeto que tem tudo para ser algo vitorioso e nesse momento estou muito feliz e concentrado por estar aqui”.

A próxima partida do RB Bragantino é na quarta-feira (7), às 18hrs, contra a equipe do Cuiabá, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. A bola vai rolar pela décima rodada do Campeonato Brasileiro 2021.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo