Futebol Internacional

Ronald Araújo marca nos acréscimos e Barcelona empata com o Granada no Camp Nou

Barcelona empata com o Granada no Camp Nou
Foto: Jose Breton via Imago Images

Nesta segunda-feira (20), em jogo válido pela 5ª rodada da La Liga, o Barcelona recebeu o Granada em pleno estádio Camp Nou e empatou por 1 a 1. Domingos Duarte abriu o placar no início do duelo e Ronald Araújo salvou os blaugranas nos minutos finais. 

Primeiro tempo: Granada começa de forma fulminante e Maximiano impede o empate do Barcelona 

O Granada começou com tudo jogando fora de casa. Logo no segundo minuto de jogo, os visitantes abriram o placar. Sergio Escudero pegou a sobra do escanteio, venceu o pé de ferro com Busquets e fez o cruzamento. A bola encontrou o zagueiro Domingos Duarte sozinho na segunda trave, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio. 

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Atrás do marcador e enfrentando uma grande pressão por conta do revés diante do Bayern de Munique no meio da última semana na UEFA Champions League, o Barcelona foi para cima do Granada. O time de Ronald Koeman avançava com os seus dez jogadores no campo de ataque e tentava acelerar o jogo para quebrar o bloco baixo dos visitantes. 

Em fase ofensiva, o Barcelona trabalhou com os extremos por dentro (Coutinho e Demir), liberando os corredores para as ultrapassagens de Dest e Baldé. Entretanto, com o meio-campo congestionado, os donos da casa não conseguiam acelerar o jogo por dentro e muito menos ter profundidade pelos lados. 

Do outro lado, o Granada abaixou os seus blocos de marcação para roubar e sair em velocidade. Principalmente com Machis no lado esquerdo ofensivo, tentando criar vantagens qualitativas no 1×1 sobre a dupla Sergiño Dest e Eric Garcia.

Mas o Barcelona evitou as transições. O Granada até fazia as recuperações na defesa, porém, não conseguia aproveitar o campo aberto. Já o time de Ronald Koeman continuou com as mesmas deficiências. Linhas de passes distantes, corredores centrais congestionados e pouquíssima profundidade. 

No entanto, o Barcelona cresceu nos minutos finais da primeira etapa. Aos 44 minutos, Memphis cobrou falta lateral, Ronald Araújo subiu mais alto do que a defesa e obrigou Maximiano fazer uma grande defesa. 

Dois minutos mais tarde foi a vez de Sergiño Dest chegar com perigo. Jogando no lado esquerdo por conta da lesão do jovem Baldé, o lateral americano conduziu, levou para o pé esquerdo e finalizou firme cruzado. Mais uma vez, Maximiano impediu o gol de empate da equipe blaugrana. 

Segundo tempo: Ronald Araújo salva o Barcelona de mais uma derrota no Camp Nou 

O Barcelona voltou para o segundo tempo pressionando o Granada. Ronald Koeman colocou Luuk de Jong no lugar de Sergi Roberto para aumentar o poderio ofensivo do clube blaugrana. Além disso, como os donos da casa buscavam os cruzamentos na área pela falta de criatividade, o atacante holandês poderia ser uma boa opção pela sua estatura e qualidade no jogo aéreo.

O Granada não mudou a estratégia. Continuou com o bloco médio-baixo, compactou bem as duas linhas defensivas e tentou impedir a construção do Barcelona. 

E esse foi o roteiro do segundo tempo. O Barcelona com dificuldades para ser criativo e entrar na defesa do Granada pelo chão. Já os visitantes tentavam administrar o jogo da forma como podiam. 

Aos 10 minutos do segundo tempo, o Barcelona teve mais uma chance de empatar a partida com o zagueiro Ronald Araújo. Sempre ele. Coutinho cobrou escanteio curto, Memphis recebeu de primeira e fez o cruzamento. O defensor uruguaio subiu mais alto do que a defesa e a bola saiu à esquerda do gol de Maximiano. 

O volume de jogo dos blaugranas foi crescendo. Mesmo com as dificuldades na fase ofensiva, o Barcelona levou perigo com os cruzamentos e as jogadas de linha de fundo. Principalmente com Dest no lado esquerdo. 

Aos 15 minutos, Memphis Depay teve uma ótima chance. Frenkie de Jong se deslocou verticalmente e recebeu em profundidade. O holandês chegou à linha de fundo e fez o cruzamento. A bola sobrou para o camisa 9, que finalizou por cima do gol do Granada.

Os visitantes nem esboçavam reação. Além de não conseguir sair em transição rápida, o Granada fazia de tudo para fazer o tempo passar. 

Nos minutos finais, a pressão do Barcelona aumentou. Sem opções de ataque, Ronald Koeman colocou o zagueiro Gerard Piqué como centroavante e apostou de vez nas bolas alçadas na área. E o gol de empate quase saiu assim. Memphis cobrou escanteio e Luuk de Jong, sozinho, de frente para o gol, cabeceou por cima. 

Os blaugranas não fizeram um bom jogo. Mas havia um nome que merecia o gol de empate. Ronald Araújo. Aos 45 minutos do segundo tempo, Gavi levantou a bola na cabeça do zagueiro e o uruguaio cabeceou firme rasteiro. Tudo igual. 

Nos acréscimos, o Barcelona foi para o tudo ou nada. Porém, sem criatividade, os donos da casa não conseguiram marcar o gol da vitória. Empate por 1 a 1 no Camp Nou. 

Situação na La Liga:

Com o resultado de hoje, o Barcelona chega ao sétimo lugar da La Liga com oito pontos. No entanto, a equipe de Ronald Koeman ainda tem um jogo a menos em relação aos líderes da competição. Do outro lado, o Granada segue sem vitórias. O time de Robert Moreno está com dois pontos em cinco jogos e na 17ª posição. 

Agenda:

O Barcelona volta aos gramados nesta quinta-feira (23). O time de Ronald Koeman enfrenta o Cádiz fora de casa em jogo da 6ª rodada da La Liga. Na mesma quinta-feira, o Granada terá pela frente a Real Sociedad em casa. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo