Futebol Internacional

Barcelona leva empate do Celta no fim e pode ver Real Madrid abrir vantagem

Foto: Divulgação/La Liga

O Barcelona novamente é líder provisório do Campeonato Espanhol. Mas dessa vez, o sentimento é de derrota. Pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol, o clube catalão ficou duas vezes na frente do placar e cedeu o empate para o Celta de Vigo, por 2 a 2. Assim, a equipe de Quique Setién ultrapassou o Real Madrid, mas pode acabar a rodada com dois pontos atrás do rival. Luis Suárez marcou os dois do Barça, com duas assistências de Lionel Messi. Já pelo Celta, Fedor Smolov e Iago Aspas balançaram as redes.

SECADOR LIGADO

Com o resultado, o Barcelona atingiu os 69 pontos e vai dormir na liderança da La Liga. No entanto, deve ser por pouco tempo. Neste domingo, o Real Madrid (68 pontos) enfrenta o lanterna Espanyol, fora de casa, e se confirmar o favoritismo, volta a ser líder – e agora de forma isolada. Já o Celta permanece na 16ª posição, com 34 pontos.

O JOGO

Mesmo vindo de duas vitórias consecutivas no torneio, o Celta resolveu mudar o sistema de jogo e foi a campo com uma linha de cinco defensores. A proposta era clara: se defender e buscar um contra-ataque. E o Barcelona se aproveitou disso para dominar as ações do primeiro tempo (79% da posse de bola) e pressionar o adversário desde o apito inicial.

Logo aos 5 minutos, Piqué aproveitou escanteio e carimbou o travessão de Rubén Blanco. Já aos 19′, a genialidade de Lionel Messi apareceu e o Barça abriu o placar. Em falta na entrada da área, quando todos esperavam uma cobrança direta, o argentino cruzou na cabeça de Suárez, que, na pequena área, só teve o trabalho de escorar para as redes.

Atrás do placar, o Celta cresceu no jogo, mas no lance mais perigoso na primeira etapa, Brais Mendéz saiu na cara do gol, Ter Stegen fez boa defesa e a bola bateu na trave.

Suárez cabeceia para abrir o placar (Foto: Twitter/Barcelona)

Na etapa final, o Celta continuou atrás do gol de empate e não demorou muito para conseguir. Aos 5 minutos, os donos da casa aproveitaram um apagão do Barcelona e armaram um contra-ataque mortal. Yokuslu recebeu excelente passe com o campo aberto e, quando percebeu a chegada Piqué, só rolou para Smolov completar para o gol e igualar o placar.

Precisando da vitória a qualquer custo, o Barcelona se lançou ao ataque e recuperou a vantagem aos 22 minutos. E mais uma vez com a dupla Messi-Suárez. Já na grande área, o argentino rolou para o uruguaio girar e finalizar de bico com a perna esquerda, indefensável para Blanco.

Mas já aos 43′, uma ducha de água fria nos catalães. Iago Aspas cobrou falta com perfeição, por fora da barreira, e empatou novamente para os donos da casa. O Celta ainda teve oportunidade de virar a partida no último lance, mas o atacante Nolito perdeu chance inacreditável na pequena área.

“EL PISTOLERO” DESENCANTA

Após quase seis meses sem marcar e uma cirurgia no joelho, Luisito Suárez voltou a fazer o que mais gosta: balançar as redes. E em dose dupla. Ao lado de Messi, foi o grande destaque do Barcelona e foi substituído antes do Celta empatar a partida.

Foto: Divulgação/La Liga

O último gol do uruguaio antes de hoje havia sido em 4 de janeiro, no clássico contra o Espanyol, pela 19ª rodada. Na semana seguinte, o atacante sofreu lesão no menisco e precisou se submeter a uma cirurgia, ficando cinco meses afastado dos gramados. Nas últimas quatro partidas após a volta do torneio, Suárez passou em branco em todas e deu apenas uma assistência.

ENFIM VAZADO

Após cinco partidas seguidas sem sofrer gols, Ter Stegen voltou a ser vazado. E justamente contra o seu pior rival. Desde que chegou ao Barcelona em 2015, o goleiro alemão já tinha levado 13 gols do Celta de Vigo, em seis confrontos disputados. E hoje foram mais dois, inclusive um do algoz lago Aspas – o autor de seis dos quinze gols do Celta em Ter Stegen.

Apesar disso, o goleiro fez três defesas difíceis durante a partida e evitou a derrota do time catalão. A última delas no último minuto da partida e em cima da linha.

MANDANTE INDIGESTO

Jogadores do Celta comemoram o empate (Foto: Divulgação/Celta)

Mesmo com o Estádio de Balaídos sem torcida, o Barcelona não conseguiu quebrar o jejum de cinco anos sem vencer o Celta de Vigo, fora de casa. A última vitória catalã no estádio foi em abril de 2015, pela 29ª rodada da La Liga 2014/15. Na ocasião, a partida foi 1 a 0, com gol do zagueiro francês Jérémy Mathieu. Desde então, os clubes já se enfrentaram seis vezes no local, com três empates e três vitórias do Celta.

PRÓXIMOS JOGOS

Na próxima rodada da La Liga, o Barça tentará a recuperação em um confronto difícil. Na terça-feira, às 17h (horário de Brasília), o clube recebe o Atlético de Madrid, no Camp Nou, e precisa da vitória para não deixar o Real Madrid escapar.

Também na terça-feira, o Celta de Vigo enfrenta o 18º colocado Mallorca, em um confronto direto pela luta contra o rebaixamento. A partida será às 14h30 (de Brasília) no Iberostar Estádio, a casa do Mallorca.

3 Comments

3 Comments

  1. Pingback: Com gol de Casemiro, Real Madrid vence Espanyol e se isola na liderança

  2. Pingback: Com gol 700 de Messi e festival de pênaltis, Barça e Atlético ficam no empate

  3. Pingback: Com o fantasma de eliminações traumáticas, Barça vê na Champions a chance de salvar a temporada

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo