Futebol Internacional

Barcelona oficializa demissão do técnico Quique Setién

FOTO; DIVULGAÇÃO / BARCELONA

A experiência do espanhol Quique Setién como técnico do Barcelona durou apenas sete meses. O treinador não resistiu ao histórico vexame diante do Bayern de Munique, na fase de quartas de final da Liga dos Campeões e acabou demitido pelo clube catalão. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (17), após longa reunião na sede do clube. A pressão sobre o treinador já vinha ficando insustentável desde os insucessos a nível nacional. Na atual temporada, o Barcelona não conquistou nenhum título.

                 

Enrique Setién Solar, de 61 anos, chegou ao Barcelona em janeiro deste ano para ter a sua primeira chance em um clube gigante no futebol espanhol. Apesar de não muito conhecido do grande público, o treinador chegou com um certo respaldo após ter realizado duas boas temporadas no comando do Real Betis. Quando apresentado, Setién foi enfático ao dizer que gostaria de “ganhar tudo o que se poderia ganhar”.

A medida em que os resultados não foram aparecendo, a continuidade do espanhol no cargo foi ficando cada vez mais improvável. Antes mesmo da eliminação para o Bayern de Munique, a imprensa espanhola já sondava alguns possíveis substitutos do treinador. Dentre eles estão Ronald Koeman (sendo o mais cotado para assumir o cargo), Mauricio Pochettino e Xavi Hernández.

Mesmo antes do anúncio oficial e ainda no Estádio da Luz, em Lisboa, Setién já sabia que dificilmente continuaria no comando técnico do Barcelona. O próprio treinador admitiu que a goleada havia colocado um fim em seu ciclo no clube.

“Agora está tudo muito quente para pensar se vou continuar ou não. Não depende de mim. Devemos refletir em conformidade, tendo em conta a situação e a importância para o Barcelona desta derrota humilhante e dolorosa. Fiquei magoado com esta grande derrota da forma como aconteceu. Não só me preocupo com o meu futuro, porque já conheço a profissão que escolhi, mas também porque é doloroso para a torcida e para o clube ”, disse Setién.

“Estou ciente do que acarreta uma derrota deste calibre. O que aconteceu deve ser analisado de uma perspectiva mais ampla, mas a credibilidade de um técnico quando isso acontece diminui. Mas não é isso que me preocupa agora. o que me preocupa é admitir uma derrota como esta pela dureza e contundência do resultado e porque, exceto nos primeiros minutos, em que tivemos as nossas oportunidades, fomos claramente batidos por uma grande equipa”, concluiu o agora ex-técnico do Barcelona.

Setién estreou no comando técnico do Barcelona no dia 19 de janeiro na vitória por 1 a 0 sobre o Granada, pela 20ª rodada da La Liga. Apenas 25 jogos depois, o treinador se despede com a histórica goleada sofrida para o Bayern de Munique por 8 a 2. O espanhol chegou ao clube para substituir o compatriota Ernesto Valverde, demitido após eliminação na Supercopa da Espanha, diante do Atlético de Madrid. Com Setién no comando, o Barcelona foi vice-campeão espanhol e acumulou as eliminações na Copa do Rey e na Liga dos Campeões.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo