Futebol

Em um segundo tempo com cinco gols, Barcelona vence o Valencia fora de casa

Foto: Maria José Segovia via Imago Images

Neste domingo (2), em jogo válido pela 34ª rodada da La Liga, o Barcelona visitou o Valencia no estádio Mestalla e venceu pelo placar de 3 a 2. Messi (2) e Griezmann marcaram os gols da equipe blaugrana. Gabriel Paulista e Soler descontaram para os donos da casa. Com o resultado, o Barcelona continua vivo na disputa pela La Liga. 

Primeiro tempo: controle do Barcelona e o Valencia tentando explorar as transições rápidas 

O Barcelona começou tomando as rédeas da partida. A equipe catalã tinha o domínio da posse de bola como de costume e tentava buscar os espaços no sistema defensivo do Valencia. E logo aos dois minutos de jogo, o time de Messi e companhia criou a primeira boa oportunidade. 

Depois de uma ótima troca de passes na entrada da área, De Jong acionou Pedri. O jovem meio-campista espanhol chutou firme e a bola passou à esquerda do gol do Valencia. 

Já o time da casa não apresentava alternativas. O Barcelona fazia uma boa pressão pós-perda e dificultava a construção ofensiva do Valencia. E aos 13 minutos, o time visitante teve mais uma boa chance. Desta vez, em situação de bola parada. Messi levantou e Araújo desviou de leve. A bola pegou na cabeça de Cillessen e impediu o primeiro gol do clube azul-grená. 

O desenho do jogo era evidente. O Barcelona tinha o domínio do jogo com a posse e o Valencia marcava em blocos médios/baixos com a sua linha de cinco para roubar e atacar em transição rápida. 

Aos poucos o time da casa foi crescendo na partida com a sua proposta. Importante destacar o papel de Gayá. O lateral-esquerdo era a válvula de escape e tentava explorar o corredor de Dest e Araújo. E foi assim que o Valencia criou a sua melhor oportunidade da partida. 

Gayá recebeu nas costas de Araújo, avançou e fez o cruzamento para trás. A bola encontrou Racic, que finalizou colocado. Porém, Ter Stegen fez a defesa de forma segura. 

Na reta final do primeiro tempo, o Barcelona já não tinha o mesmo controle do início da partida. No entanto, mesmo sem ter a mesma iniciativa, o clube catalão era mais perigoso do que os donos da casa. 

Segundo tempo: em uma etapa com cinco gols, Barcelona leva a melhor 

Logo no início do segundo tempo, o Valencia conseguiu a sua melhor chance do jogo. Soler saiu em condução com campo aberto e encontrou Gonçalo Guedes. O português finalizou e Ter Stegen salvou o Barcelona. Mas logo na sequência o time da casa abriu o marcador. Depois de uma cobrança de escanteio, o zagueiro Gabriel Paulista subiu sozinho e mandou para o fundo das redes. 

Mas o time da casa nem teve tempo para comemorar. Aos 11 minutos, Toni Lato colocou a mão na bola e o árbitro deu pênalti. Messi foi para a cobrança, Cillessen defendeu, mas na sequência da jogada o argentino pegou o rebote e empatou o jogo. Tudo igual e um segundo tempo muito movimentado no Mestalla. 

E não demorou para o Barcelona virar o placar. Jordi Alba levantou na área, De Jong subiu mais alto do que os defensores e cabeceou firme. Cillessen fez a defesa, mas no rebote, Griezmann mandou para o gol vazio. Virada do Barça e décimo segundo gol do francês na La Liga. 

Aos poucos o time catalão voltou a ter o controle do jogo. Dominava a posse de bola e não deixava o Valencia sair em transições rápidas. E aos 24 minutos, mais uma vez ele apareceu. Lionel Messi. Em cobrança de falta, o argentino bateu no capricho, a bola resvalou na trave e morreu no fundo das redes. 3 a 1 para o time culé, e dois gols de Messi na partida. 

Com os dois gols de vantagem, o time visitante passou a administrar a partida. No entanto, o Valencia ainda tentava voltar ao jogo. E conseguiu. Aos 37 minutos, Soler dominou na entrada da área, ajeitou o corpo e mandou um foguete de média distância. Sem chances para Ter Stegen. 

Nos minutos finais, o Valencia esboçou uma reação. Teve de ir para o tudo ou nada. Entretanto, o Barcelona soube controlar bem a posse, fez o tempo passar e garantiu os três pontos fora de casa. 

Situação na La Liga:

Com o resultado, o Barcelona continua vivo na disputa pelo título. Os culés chegam aos 74 pontos e ficam a dois de desvantagem do líder Atlético de Madrid. Já o Valencia vive uma situação complicada. A equipe está na décima quarta posição com 36 pontos conquistados. 

Agenda:

O Valencia volta aos campos no próximo domingo (9), em jogo válido pela 35ª rodada da La Liga, diante do Real Valladolid no Mestalla. Já o Barcelona terá um duelo complicadíssimo. A equipe catalã terá o clássico contra o Atlético de Madrid no próximo sábado (8). 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo