Tênis

Barty quebra jejum de 44 anos e conquista o título no feminino e Kyrios levanta o troféu nas duplas masculinas

Barty vence primeiro título do Australian Open na carreira
Australian Open/Divulgação

Que madrugada de sábado (29) para o tênis australiano em Melbourne Park. Ashleigh Barty conquistou seu terceiro título de Grand Slam na chave de simples e nas duplas masculinas, Nick Kyrios e Thanasi Kokkinakis passaram por Matthew Ebden e Max Purcell para conquistar o título.

Depois de 44 anos uma australiana venceu em casa o primeiro Major do ano. Ashleigh Barty finalmente pode levantar a taça diante da sua torcida em sua primeira ida a uma final em Melbourne ao bater a norte-americana Danielle Collins por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 7-6 (tiebreak 7-2), em 1h29 de jogo.

A última australiana campeã em simples do Australian Open havia sido Chris O’Neil, em 1978. Desde então, cinco tenistas, no masculino e feminino, chegaram à final do primeiro Grand Slam do ano, mas não levantaram o troféu.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

O mais longe que Barty havia chegado foi a semifinal em 2020. Esse foi o terceiro título de Grand Slam da carreira da número um do mundo, que já havia conquistado Roland Garros, em 2019, e Wimbledon, em 2021.

As duas jogadoras confirmaram seus serviços sem muitas dificuldades até no sexto game do primeiro set, Barty conseguir a quebra após Collins cometer uma dupla falta do saque para abrir 4-2. No game seguinte, a australiana confirmou o serviço, mas a norte americana conseguiu uma sobrevida no oitavo game diminuindo para 5-3. Porém, no último game do set, Barty abriu 40 a 0 rapidamente e fechou o set com um ace, 6-3.

No segundo set, Collins conseguiu a quebra no começo com uma bola vencedorade direita, e depois confirmou seu serviço num terceiro game de mais de cinco minutos para abrir 3-0. A norte americana quebrou mais uma vez no sexto game a número um do mundo, em que Barty cometeu duas duplas faltas e Collins fechou com uma esquerda forçada para fora da australiana, 5-1.

Barty acordou no jogo e venceu os quatro games seguintes com duas quebreas para empatar a final em 5-5. Colllins retomou a liderança no 11° game com três golpes errados da australiana para chegar ao 6-5. Barty confirmou seu game de saque para levar o segundo set para o tiebreak.

Barty abriu rapidamente 4-0 com duas bolas vencedoras de forehand. Collins diminuiu com um erro forçado da australina. Porém, a número um do mundo chegou ao título com uma bola vencedora de direita para fechar o set em 6-7 (2-6) e conquistar seu primeiro título no Australian Open.

Na final australiana nas duplas masculinas, os greco-australianos Thanasi Kokkinakis e Nick Kyrgios venceram os compatriotas Matthew Ebden e Max Purcell por 2 sets a 0, parciais de 7-5 e 6-4 em 1h35 e conquistaram o primeiro título de Grand Slam da carreira.

Os primeiros games do primeiro set foram bem rápidos sem nenhuma das duas duplas conseguindo quebrar o serviço do outro. A quebra só veio no 11° game com mais de seis minutos de duração onde Kokkinakis/Kyrgios depois de salvarem o game com um winner de forehand abriram 6-5 com um erro não forçado de esquerda da dupla adversária.

Depois, a dupla greco-australiana sustenteu a quebra e fechou o primeiro set por 7-5 com um game perfeito sem ceder pontos aos adversários.

A situação se repetiu no segundo set, só que desta vez, a quebra para Kokkinakis/Kyrgios veio mais cedo no sétimo game. Com o triplo breakpoint, Kokkinakis mandou uma direita vencedora para deixar em 4-3. Eles abriram dois games de vantagem e fecharam o jogo com Kyrgios no serviço no 10° game sem ceder pontos com uma esquerda vencedora na paralela, 6-4.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo