América-MG

A base salva! Últimos três títulos mineiros do América-MG tiveram ‘digitais’ de jogadores formados no clube

A base salva! Últimos três títulos mineiros do América-MG tiveram ‘digitais’ de jogadores formados no clube
América em 2001 - Foto: Reprodução/América

Conhecido por sua tradicional categoria de base, o América-MG conseguiu, ao longo da história, transformar o bom trabalho nas “canteiras” em títulos. Prova disso é que, nas últimas três vezes que o Coelho foi campeão estadual, jogadores formados no clube fizeram a diferença.

Em 1993, 2001 e 2016, o América-MG levou a melhor e desbancou elencos estrelados de Atlético-MG e Cruzeiro por conta do bom e consagrado trabalho feito em Santa Luzia e no CT Lanna Drumond.

Após 22 anos, em 93, o Coelho voltou a dominar o terreiro e venceu o estadual com uma belíssima campanha. No ataque, nada menos que Euller. Aos 22, o Filho do Vento foi a grande revelação daquele mineiro, coroando o #DNAFormador do América-MG. Ao lado dele, outros atletas formados no clube, como Gutemberg, Ronaldo Luís, Lelei e Estevam se destacaram.

Oito anos depois, o Coelho maximizou o uso da base e superou as expectativas. Dos onze titulares do time, apenas o goleiro Fabiano não era revelado pela base alviverde. Crias do clube, Wellington Paulo, Michael, Ruy, Thiago Gosling, Edson Mendes, Ricardo, Rodrigo, Tucho, Fabrício e Claudinei foram os responsáveis por levar o América-MG à glória.

O gol do título, no entanto, foi marcado por um reserva, mas que também tinha o #DNAFormador. No segundo jogo da final, Alessandro entrou em campo quando Atlético-MG vencia por 3 a 0 e complicava as coisas. O então jovem de 19 anos marcou o tento do 3 a 1 e garantiu a conquista.

Roteiro parecido aconteceu em 2016, quando outra cria da base América-MG fez o gol do título mineiro. Na ocasião, nem só o gol, mas sim os gols. Lateral-esquerdo feito “em casa”, Danilo Barcelos fez os três gols do Coelho na vitória por 2 a 1 e no empate em 1 a 1 contra o Galo. Ao lado dele, outros jogadores com o #DNAFormador, como Bryan, Christian Sávio e Matheusinho compunham o elenco.

Foto: Mourão Panda/América

Eterno capitão! Wellington Paulo relembra conquista de 2001, elogia atual time do América-MG e dá dica para a final: ‘Sangue nos olhos’

2021

Atualmente, alguns atletas formados na base do América-MG aparecem na equipe. Com maior protagonismo está Zé Ricardo, volante e titular do time há algumas temporadas. Outros nomes do plantel, como Sabino, Gustavo e Carlos Alberto podem aparecer na final diante do Atlético-MG.

Para saber tudo sobre América siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo