Futebol Internacional

Bayern perde de virada para o Mönchengladbach e pode deixar a ponta da Bundesliga

Divulgação/Borussia

O Bayern de Munique visitou o Borussia Mönchengladbach nesta sexta-feira (dia 8) e perdeu de virada por 3 a 2, em confronto válido pela 15ª rodada da Bundesliga. Os gols foram marcados por Robert Lewandowski e Leon Goretzka para os bávaros. Pelo lado do Gladbach, Jonas Hofmann estufou as redes duas vezes e deu assistência para o gol de Florian Neuhaus.

                 

Com o resultado, o Bayern pode perder a liderança amanhã se o RB Leipzig vencer o Borussia Dortmund. O Borussia Mönchengladbach permanece na sétima posição, mas se iguala em número de pontos com o Union Berlin e o Wolfsburg, quinto e sexto colocados, respectivamente.

O Bayern interrompeu uma sequência de oito partidas seguidas em que saiu atrás no placar. Apesar da marca negativa, os bávaros não haviam perdido nenhum desses jogos – foram cinco vitórias de virada e três empates. Hoje, saíram na frente e provaram do próprio veneno.

Enquanto uma marca foi quebrada, outra foi mantida: é a quarta temporada seguida em que o Borussia Mönchengladbach vence o Bayern no primeiro turno da Bundesliga.

Primeira metade com quatro gols

A primeira etapa começou com muito estudo por parte de ambas as equipes. O Bayern dominava a posse de bola, mas encontrava alta resistência da defesa adversária. Nos vinte minutos iniciais, a troca de passes predominou entre os quatro defensores e Kimmich, que recuava para fazer a saída de bola. Os bávaros, contudo, tinham dificuldade em passar da linha do meio de campo.

Aos 20′, depois de tentativas frustradas, Neuhaus ofereceu uma mãozinha para o time comandado por Hans Flick: dentro da área, esticou o braço, e a bola bateu na ponta dos dedos. Após consulta no VAR, o árbitro Harm Osmers assinalou a penalidade máxima. Com frieza, Robert Lewandowski colocou a bola do lado direito do gol de Yann Sommer, que caiu para a esquerda. 1 a 0.

Após o primeiro gol, o Borussia desanimou e apresentou dificuldade nos minutos seguintes. Aos 26′, Goretzka interceptou um passe no campo ofensivo, tabelou com Sané e arriscou o chute de longe, sem chance para Sommer. 2 a 0.

Quando parecia que o Bayern iria controlar a partida, o cenário do jogo mudou por inteiro. Marco Rose, treinador do Gladbach, montou sua equipe para atacar por meio de lançamentos e velocidade dos seus jogadores. Assim se deu a reação dos donos da casa. Aos 35′, o Borussia recuperou a bola no campo de ataque, e Stindl saiu da posição de atacante para receber o passe. No espaço deixado pelo capitão, Hofmann correu, se infiltrou e não desperdiçou o lançamento do camisa 13. Entrou cara a cara com Neuer e chutou forte no canto para diminuir o placar.

Aos 45′, Hofmann empatou em lance semelhante ao seu primeiro gol. Stindl trombou com Kimmich e tomou a bola. Em seguida, olhou para frente e lançou novamente Hofmann, que entrou livre, sozinho com Neuer. Só teve o trabalho de finalizar no canto. O auxiliar, no entanto, marcou o impedimento, mas o VAR corrigiu e confirmou o gol de empate, já que o zagueiro Süle dava condição.

Borussia vira e segura a pressão

O Borussia começou a etapa complementar na mesma pegada do final do primeiro tempo. Já aos 49′, Süle saiu jogando errado na defesa. Hofmann interceptou o passe, tabelou com Embolo, cortou para o meio e rolou para Neuhaus. O meia se redimiu do pênalti cometido e acertou o ângulo para virar o placar.

O embalo do Gladbach não durou muito, e a equipe só conseguiu finalizar mais uma vez depois do terceiro gol. O Bayern, porém, partiu para o ataque em busca do resultado. Foram doze finalizações na segunda etapa, mas a defesa adversária conseguiu afastar todas as jogadas de perigo. Sommer pouco trabalhou, pois os principais chutes dos visitantes – de Alaba, Sané e Süle – foram bloqueados pelos zagueiros.

Próximos compromissos

O Bayern de Munique voltará a campo na próxima quarta-feira (dia 13) pela segunda rodada da Copa da Alemanha – visitará o Holstein Kiel. Pela Bundesliga, receberá o Freiburg no domingo (dia 17). Já o Borussia Mönchengladbach enfrentará o Stuttgart fora de casa no sábado (dia 16).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo