Futebol Internacional

Benfica e Arsenal empatam pela Liga Europa na estreia de Lucas Veríssimo

Divulgação/EuropaLeague

O Arsenal de Mikel Arteta e o Benfica de Jorge Jesus se enfrentaram no Estádio Olímpico de Roma nesta quinta-feira (dia 18), e empataram em 1 a 1, em duelo válido pelos 16 avos de final da Liga Europa. Pizzi marcou para os portugueses, e Bukayo Saka foi o autor do gol dos ingleses. Com o resultado, o vencedor do jogo da volta se classifica para as oitavas de final. Empate em 0 a 0 classifica os Gunners; 1 a 1 leva o confronto à prorrogação e aos pênaltis (se necessário); e empates a partir de 2 a 2 classificam as Águias devido ao critério do gol fora de casa.

Devido a restrições sanitárias, diversas partidas europeias precisaram ser transferidas de local nesta semana. Apesar do encontro de hoje não ter sido disputado no Estádio da Luz, em Lisboa, o mando de campo permanece do Benfica, e o critério de gol fora continua em vigor.

A partida marcou a estreia de Lucas Veríssimo com a camisa do Benfica. Recém-chegado do Santos, o zagueiro esteve no banco de reservas no último jogo do clube, mas foi titular hoje na Liga Europa. Foi substituído aos 85′ por cansaço.

Jorge Jesus reencontrou o defensor Pablo Marí, campeão da Libertadores em 2019 pelo Flamengo junto com o Mister. O espanhol não entrou em campo, já que Arteta montou a dupla de zaga com dois brasileiros – David Luiz e Gabriel Magalhães.

Impedimento: o destaque do primeiro tempo

A primeira etapa apresentou pouquíssimas chances – apenas cinco finalizações. O recurso do passe longo foi muito utilizado pelo Arsenal, mas os atacantes, na maioria das vezes, estavam mal posicionados. Em 45 minutos, o auxiliar flagrou sete impedimentos dos Gunners, originados também, mas não somente, pela qualidade da linha defensiva formada por Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen.

Apesar do maior êxito defensivo, em dois momentos a linha de impedimento não foi capaz de segurar os atacantes adversários. Aos 18′, Lucas Veríssimo furou o corte de bicicleta, e o goleiro Helton Leite, ex-Botafogo, precisou sair do gol e afastar o perigo de cabeça. No minuto seguinte, Ceballos lançou Bellerín por trás da defesa. O lateral tocou para Aubameyang na pequena área, mas ele chutou para fora com a perna esquerda. Foi a grande chance da partida no primeiro tempo.

Os goleiros fizeram apenas uma defesa cada. Helton Leite segurou um chute de longe de Saka, e Leno defendeu, em dois tempos, a finalização de Darwin Núñez.

Gols e boas ações ofensivas

A segunda etapa começou mais agitada. Com cinco minutos, cada time já havia finalizado ao menos uma vez, embora o ataque londrino tenha terminado com impedimento – novamente. Saka cruzou na pequena área para Smith Rowe, que bateu de primeira e Helton Leite defendeu à queima roupa. Pelo lado do Benfica, Pizzi tentou um chute fraco, e Leno pegou com segurança.

Aos 53′, Diogo Gonçalves cruzou e a bola bateu no braço aberto de Smith Rowe. O árbitro Cüneyt Çakır marcou o pênalti. Na cobrança, Leno acertou o canto, mas não conseguiu defender o chute de Pizzi. 1 a 0 para o Benfica.

O Arsenal respondeu em seguida. Aos 57′, Cédric cruzou na área e Saka escorou para as redes. O bandeira assinalou posição irregular do jovem inglês, mas o VAR corrigiu o erro e confirmou o gol dos Gunners.

As chances começaram a aparecer aos poucos, e o duelo ficou bem movimentado. Cada time teve duas grandes oportunidades de tomar a frente no placar. Pelo lado dos mandantes, Rafa Silva finalizou de três dedos e Leno fez bela defesa aos 62′; aos 73′, Taarabt lançou Everton pela esquerda. O brasileiro dominou, encarou a marcação, cortou para a direita e bateu forte. A bola passou próxima ao gol.

As duas chegadas dos visitantes foram com Aubameyang. Aos 63′, Ødegaard lançou o atacante, mas o chute cruzado passou ao lado da trave; aos 75′, Gabriel lançou o gabonês, que dominou bem, mas na hora em que devia finalizar, tentou o corte para cima de Lucas Veríssimo, mas o zagueiro tirou a bola do adversário.

A partir dos 80′, mesmo com a entrada dos brasileiros Gabriel Martinelli e Willian, nenhuma equipe ofereceu perigo de gol ao adversário.

Próximos compromissos

O Arsenal entrará em campo no próximo domingo (dia 21) pela Premier League contra o Manchester City, líder da competição. No mesmo dia, o Benfica visitará o Farense pelo Campeonato Português. O jogo de volta da Liga Europa entre as equipes está marcado para quinta-feira que vem (dia 25) e será disputado no Estádio Karaiskakis, do Olympiacos.

 Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo