Futebol Internacional

Benfica ou Porto? Confira tudo sobre a nova temporada do Campeonato Português

Fotos: Divulgação/SL Benfica (esquerda), Ina Fassbender/AFP via Getty Images (direita)

Na próxima sexta-feira (18), a Primeira Liga iniciará a sua edição da temporada 2020/21. O duelo da estreia será entre Benfica, de Jorge Jesus, contra o Famalicão, fora de casa. A equipe benfiquista irá tentar sua 38ª conquista nacional, para desbancar o rival Porto, atual campeão português.

A eliminação precoce na Champions irá afetar a moral do time do Mister? Ou os Encarnados irão com tudo para conquistar o título? E o Porto? Irá manter a base campeã para faturar mais um campeonato?

FAVORITISMO POLARIZADO

Não é novidade que Benfica e Porto disputam ano a ano a taça mais cobiçada do futebol português. Na última edição, o Benfica estava próximo do troféu, mas foi tropeçando até deixar o caminho aberto para o Porto ser campeão.

Para se ter noção da dualidade na disputa pela liga de Portugal, ou Porto ou Benfica foram campeões nas últimas 18 temporadas. Em 2001/02, o Sporting havia sido coroado como dono da taça. De lá para cá, apenas os dois gigantes venceram o título.

(Foto: Octavio Passos/Getty Images)

Para a edição de 2020/21, a tendência é a que a polaridade se mantenha. Com o Benfica reforçado com nomes interessantes como o belga Vertonghen, ex-Tottenham, Waldschmidt e os brasileiros Pedrinho, ex-Corinthians, e Éverton Cebolinha, ex-Grêmio, além de Jorge Jesus como técnico, a expectativa dos benfiquistas cresceu. No entanto, a eliminação para o PAOK nos playoffs da Champions deu um banho de água fria no torcedor. Agora a disputa se concentra no título português e na Liga Europa.

(Foto: Miguel Riopa/AFP via Getty Images)

Do outro lado do país, o Porto busca defender o título em 2020/21. Reforçado no ataque com mais um brasileiro, Evanilson, ex-Fluminense, se juntando à outros nomes qualificados como Alex Telles, Tiquinho Soares e Marega, os Dragões são uma força tanto no país quanto na Europa. Em edições recentes da Champions, chegaram ao mata-mata, mas foram eliminados pelo fortíssimo Liverpool de Jurgen Klopp. Agora, os portistas querem diminuir a diferença de títulos portugueses para o rival de Lisboa e conquistar sua 30ª taça.

SURPRESAS?

Um dos grandes do país, o Sporting enfrenta um jejum de 18 anos sem títulos portugueses. A equipe, conhecida por revelar grandes talentos para o mundo do futebol como Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, busca se consolidar nacionalmente. Tendo o brasileiro Wendel, também ex-Fluminense, como destaque, os Leões buscam surpreender seus maiores rivais e disputar o troféu em 2020/21.

O Braga, assim como o Sporting, pode surpreender os gigantes. Com um técnico com experiência no futebol inglês, os comandados de Carlos Carvalhal vêm de uma honrosa terceira posição na temporada passada, tendo terminado à frente do próprio Sporting. Para a nova edição, o Braga busca repetir a dose.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo