Vôlei

Bernardinho solicita saída da Seleção Francesa

FOTO: DIVULGAÇÃO CEV

Técnico multicampeão com a seleção brasileira, Bernardinho chegou à seleção francesa após os europeus conquistarem o título olímpico em Tóquio. O principal objetivo de Bernardinho na seleção francesa era construir um time para repetir o feito da medalha de ouro nas Olimpíadas, que serão disputadas em Paris, 2024. Treinador alegou problemas pessoais.

O treinador brasileiro comandou a seleção francesa durante o Campeonato Europeu de 2021. Com o time campeão olímpico, Bernardinho chegou até as quartas de final, onde foi derrotado pela surpeendente seleção da República Tcheca. Desde então, a seleção francesa não se reuniu para nenhuma partida, uma vez que o calendário de seleções só começa quando o de clubes se encerra.

No Campeonato Europeu, a França começou muito bem na fase de grupos, vencendo todos os seus jogos e se classificando em primeiro lugar, mas, não contava com um dia inspirado dos tchecos que surpreenderam à todos e eliminaram os favoritos ao título da competição. A seleção da Itália foi a campeã do torneio.

Bernardinho comunicou a federação francesa que não seguiria por conta de problemas pessoais mas se colocou a disposição para ajudá – los na busca por um sucessor. Confira a fala do treinador brasileiro:

 “É uma das decisões mais difíceis e dolorosas de toda a minha carreira. Estou muito triste porque amo este time francês, o grupo, os jogadores, a equipe que construímos. Sou muito grato pela confiança que a federação depositou em mim ao longo do ano. Agradeço novamente ao Presidente e à DTN pelo apoio e compreensão. Recebi uma recepção incrível de todo o vôlei francês e estou muito triste e frustrado por não concluir o projeto que começamos a colocar em prática. Mas eu tenho que fazer essa escolha, não há outras escolhas possíveis para minha família, que continua sendo uma prioridade. Disse ao Presidente que estarei sempre disponível para ajudar a federação, os jogadores ou o meu sucessor. Desejo o maior sucesso a este grupo e ao vôlei francês.

+ Superliga Feminina: Confira a classificação e os confrontos dos playoffs

O presidente da Federação Francesa também se manifestou sobre o pedido de Bernardinho:

Tínhamos o melhor treinador para cumprir os nossos objetivos até aos Jogos de Paris 2024 e só posso lamentar esta situação. Mas obviamente compreendo as razões que levaram o Bernardinho a tomar esta difícil decisão e agradeço-lhe por se ter mantido disponível para preparar o resto. Vamos sair desta provação e encontrar a melhor solução para apoiar o projeto em torno da seleção masculina francesa. Os anúncios serão feitos em alguns dias.”

A renúncia de Bernardinho pegou a todos de surpresa, nenhum nome ainda foi especulado para assumir o comando dos atuais campeões olímpicos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo