Botafogo

Biógrafo de Rafael acredita no sucesso do lateral no Brasil: ‘O Botafogo é seu verdadeiro amor’

Foto: Vitor Silva / Botafogo

A passagem do lateral direito Rafael, nova contratação do Botafogo, foi bastante marcante no futebol inglês. Foram sete anos vestindo a camisa do Manchester United, com 170 jogos, com direito a conquistas importantes como o tricampeonato da Premier League (08-09, 10-11, 12-13) e Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2008. O jogador chegou ainda jovem no Old Trafford, aos 17 anos, ao lado do seu irmão Fábio, mas só foi estrear depois de completar a maioridade.

                 

Seu primeiro jogo pelo Red Devils foi no dia 17 de agosto de 2008, em partida válida pelo Campeonato Inglês, contra o Newcastle, que terminou empatado em 1 a 1. O Jornalista Inglês Wayne Barton, encantado com a trajetória de Rafael e seu irmão Fábio, escreveu o livro sobre os irmãos e sua carreira em terras europeias, chamado “Sunshine Kids”.

O escritor teve a ideia durante a pandemia da COVID-19, pois adorava os gêmeos e considerava a história deles muito interessante. Após a confirmação da contratação do Rafael pelo Botafogo, Wayne interagiu com o lateral e com a torcida, desejou sorte e estava muito animado com o novo desafio do jogador.

Reprodução

Em entrevista ao Portal Esporte News Mundo, Barton deu as suas impressões sobre a trajetória de Rafael na Europa.

– Ele tem um espaço especial na história do Manchester United, foi o último grande lateral direito daquela inesquecível geração do Sir Alex Ferguson. No Lyon, não há dúvidas que ele é muito amado. Aqui na Europa acreditamos que ele poderia ter sido convocados mais vezes para a seleção brasileira, principalmente na fase de destaque dele no Manchester, embora Daniel Alves estivesse no auge na época, ele poderia talvez ter tido algumas oportunidades. Com contribuição em três grandes títulos da nossa história, ele sempre será lembrado como um dos heróis e um dos nossos melhores laterais direitos do clube – afirmou Barton.

O jornalista ainda ressaltou que acredita no sucesso do jogador nessa nova etapa e pontuou a determinação de Rafael nessa escolha de voltar ao Brasil.

– Ele tomou a decisão de voltar para casa em um momento em que ele poderia ter ficado na Europa. Isso demonstra a importância desse retorno e o quanto ele pretende aproveitar e se dedicar a esse novo desafio. Ele passou a amar o United, mas o Botafogo é seu verdadeiro amor, some isso a sua experiência na Europa de jogar ao lado de Cristiano Ronaldo, e comandado por um dos grandes treinadores da história do futebol mundial, Alex Ferguson. Tem tudo para agregar e ajudar o Botafogo a conseguir o acesso para a primeira divisão.”

Confira outros trechos da entrevista com Wayne Barton:

Quais são as características mais relevantes que você pode destacar sobre o Rafael?

“Primeiro de tudo, ele é um excelente jogador, tradicionalmente como os laterais brasileiros, ele é bastante ofensivo, seu forte definitivamente é o apoio, mas na Europa e na Premier League ele apurou a parte defensiva, é comprometido com a marcação, mas sem dúvidas o seu cartão de visitas é o ataque. Tanto que é um jogador que pode muito bem desempenhar as funções de ponta e ala.
Além disso, é um jogador de coletivo, sempre é muito querido por onde passa, os companheiros gostam de trabalhar com ele.”

Aonde podemos adquirir o seu livro “Sunshine Kids”?

“Quem tiver interesse pode adquirir na BookDepository e há entrega gratuita no mundo inteiro.
Espero convencer a minha editora a fazer a versão traduzida para o português.”

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo