Campeonato Carioca

Boavista e Volta Redonda se classificam para a Copa do Brasil de 2021 e Rio pode ter recorde de participantes na competição

Foto: (Úrsula Nery/FERJ)

O Rio de Janeiro poderá ter um recorde de participantes na Copa do Brasil do ano que vem. Isso porque Volta Redonda e Boavista terminaram no G-4 do Campeonato Carioca e garantiram vaga na competição nacional. Juntando-se aos grandes, serão seis clubes cariocas com esse número tendo grandes chances de aumentar.

Isso porque a Copa Rio não será disputada este ano. Com isso, a vaga que a competição destina a Copa do Brasil deve ficar com o Madureira, sexto colocado na classificação geral. Entretanto, caso algum time grande consiga classificação para a Libertadores do ano que vem, como entraria apenas nas oitavas-de-final da competição nacional, outros clubes herdariam as vagas que começam na primeira fase.

Vale lembrar que apenas os quatro primeiros colocados do Campeonato Carioca conquistam vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Porém, existem vagas para os 10 melhores colocados no ranking da CBF, que não tenham conseguido a classificação via seus Estaduais. Com isso, um grande ficando de fora do G-4, ele já está garantido na competição. A quinta vaga do Rio de Janeiro vai para o campeão ou vice da Copa Rio, mas como informado anteriormente, o torneio não vai acontecer este ano por conta da pandemia do Coronavírus.

Nos anos de 2004, 2005, 2006, 2013, 2014, 2017, 2018 e na atual temporada, o Rio de Janeiro teve seu recorde de participantes na Copa do Brasil, sete ao todo. Com sete vagas garantidas para 2021, apenas um clube do estado precisa se garantir na Libertadores do ano que vem para uma oitava vaga ser aberta e o futebol carioca consumar o seu recorde na competição nacional.

O Campeonato Carioca deste ano tem prosseguimento no domingo (5), com as semifinais da Taça Rio.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo