Internacional

Bola parada segue como a principal arma ofensiva do Inter na temporada

Bola parada segue como principal arma colorada

Mesmo com os conceitos trazidos por Miguel Ángel Ramirez, a bola parada persiste como principal instrumento para os gols colorados na temporada.

Divulgação/Internacional

A ruptura nos conceitos de futebol e forma de atuar em campo foi um dos principais motes de campanha que levou Alessandro Barcellos à vitória nas últimas eleições presidenciais do Inter. Para executar tal promessa, o colorado foi em busca de Miguel Ángel Ramirez, técnico que estava prestigiado pelo ótimo desempenho junto ao Independente Del Valle, do Equador.

No entanto, mesmo com o uso do jogo de posição e a ideia de utilizar a posse de bola como principal estratégia para chegar ao gol adversário, algumas características do time nos últimos anos seguem em alta. Um indicador disso é a forma como o time vem marcando gols na temporada 2021, que começou em março.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!

Ao todo o técnico espanhol comandou a equipe em 21 partidas oficiais. A estreia, mesmo que sem o nome publicado no BID, aconteceu no jogo contra o Ypiranga de Erechim, jogo válido pelo campeonato gaúcho. Desde então, foram 21 jogos e 42 gols marcados.

Entre estes 21 jogos há grandes atuações do Inter, como as goleadas de 6×1 contra Olímpia e 4×0 contra Deportivo Tachira na Libertadores, 5×0 contra o Esportivo e 6×1 contra o Aimoré, pelo Gauchão. No entanto, há também derrotas marcantes, como a perda do título gaúcho para o Grêmio, além da acachapante goleada sofrida diante do Fortaleza, perdendo de 5×1 para a equipe cearense.

No entanto, entre tantos altos e baixos que a equipe de Ramirez apresenta, há uma característica que se mantém: os gols marcados a partir da bola parada. Dos 42 gols na temporada, 17 foram marcados dessa forma, seja em cobrança de pênalti, escanteio ou faltas.

Edenilson é o principal cobrador de bola parada no Inter. Foto: Divulgação/Internacional

Além disso, o retrospecto recente é outro fator que corrobora para a importância da bola parada no Inter. Nos últimos cinco jogos o colorado só balançou as redes com este recurso. O último gol marcado com bola rolando aconteceu no Paraguai, quando a equipe venceu o Olímpia por 1×0, gol marcado por Yuri Alberto.

De lá pra cá o time vem sofrendo com a instabilidade, principalmente após perder o Gauchão para o Grêmio, na Arena, e a goleada sofrida contra o Fortaleza, no Castelão. Neste último, inclusive, Ramirez viu seu cargo ficar a perigo, mesmo tendo a permanência garantida após reunião nesta segunda-feira no CT Parque Gigante.

As características do grupo de jogadores, o longo período executando o mesmo modelo de jogo e a baixa aceitação aos conceitos do novo treinador estão entre as principais razões apresentadas para o mau desempenho e as dificuldades para implantar o modelo de jogo. De qualquer forma, os próximos jogos devem servir para observar se há avanços na atuação do Inter em campo, sob o risco de haver demissão de Miguel Ángel Ramirez, caso as derrotas persistam e o desempenho continue deixando a desejar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo