Campeonato Brasileiro

Bombou na semana do São Paulo: Luan evolui, 45 pontos no Brasileirão e vice no sub-20; confira

São Paulo Luan
Rubens Chiri / saopaulofc.net

O São Paulo encerra uma semana que contou com uma vitória contra o Sport no Morumbi e uma derrota para esquecer contra o Grêmio em Porto Alegre. Os resultados levaram o Tricolor a 45 pontos, pontuação que em teoria deve garantir a permanência do time no Brasileirão para o ano que vem. Além dos jogos do time profissional, outras coisas também agitaram o entorno da Barra Funda e de Cotia, como a evolução de Luan em sua lesão, encerramento no sub-20 e mais. Confira o top 5 do que bombou na semana no São Paulo.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Evolução de Luan

O volante são paulino está fora de ação desde o primeiro treino de Rogério Ceni com o elenco, ainda em outubro. O jogador voltou a treinar com o elenco e se aproxima de retornar a campo ainda nessa temporada.

Vice no Brasileirão sub-20

No último domingo (28), o time sub-20 do São Paulo, comandado por Alex, não conseguiu reverter o placar agregado e após empatar com o Internacional por 1 a 1, foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro sub-20.

Apesar do insucesso no torneio nacional e a eliminação precoce no Paulistão, o time de Alex encerrou o ano com 65,0% de aproveitamento no total. Foram 42 jogos, com 24 vitórias, dez empates e oito derrotas – Alex não estava a beira do campo na derrota por 2 a 0 contra o Fluminense. Somado esse revés, o aproveitamento total do São Paulo é de 63,5%.

São Paulo atinge os 45 pontos

O Tricolor passou a maior parte do campeonato mesclando seus objetivos entre fugir do rebaixamento e buscar uma vaga na próxima Libertadores. Os constantes tropeços contra times da parte de baixo da tabela e a dificuldade de competir contra os times da parte de cima impediram Ceni e seus atletas de irem rumo ao torneio continental, mas conseguiram pelo menos atingir os 45 pontos, número mágico que teoricamente, garante o São Paulo na Série A.

Matematicamente, ainda há uma pequena chance do Tricolor ser rebaixado. O Bahia, primeiro time dentro do Z-4, está a cinco pontos do São Paulo com seis a serem disputados. Na pior das hipóteses, no caso do time baiano vencer os dois jogos restantes e os outros times atrás do São Paulo também ultrapassarem os 45 pontos, ainda assim o São Paulo precisa de apenas dois pontos contra Juventude e América-MG para afastar qualquer possibilidade de queda.

Derrota contra o Grêmio – Ceni criticado por escalação

Na quinta-feira (02), o São Paulo foi a Porto Alegre impulsionado pela vitória diante do Sport. O Tricolor, no entanto, não estava no mesmo ritmo do adversário que luta desesperadamente contra o rebaixamento, e acabou sendo anulado e goleado por 3 a 0, com direito a dois golaços de fora da área – incluindo um do meio de campo.

Na coletiva pós-jogo, Ceni foi questionado sobre suas escolhas, utilizando três zagueiros, com Sara e Welington nas laterais e Benítez no meio campo. O treinador explicou a escalação como uma forma de dar mais liberdade para Benítez criar, mas julgou como crucial a postura da equipe como fator da derrota.

– O sistema é importante, claro, mas mais importante que ele é a atitude, a personalidade, o poder de reação. Então hoje posso garantir, podia ser qualquer formação, da maneira que nos comportamos dentro de campo, o sistema fica secundário – afirmou o treinador tricolor.

Queda na tabela ameaça classificação à Sul-Americana

Apesar de “confortável” em relação ao perigo do rebaixamento, o São Paulo agora deve se cuidar para não deixar uma classificação para a Sul-Americana escapar. A derrota na Arena do Grêmio deu margem para o Tricolor cair até a 15ª posição, dependendo dos resultados dos jogos de sexta.

Apenas os rebaixados e o 16º colocado não disputarão o torneio continental no ano que vem, e caso vá mesmo a 15º colocado, o São Paulo vai para a 37ª rodada como o último classificado para a competição, não dando margem para erro.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top